Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51646
Tipo: Artigo de Evento
Título: Compreensão de textos argumentativos: reescritura no ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Antonia Valdelice de
Palavras-chave: Compreensão textual;Aprendizagem;Reescrita
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ABRALIN
Citação: SOUSA, Antonia Valdelice de. Compreensão de textos argumentativos: reescritura no ensino fundamental: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.49-64.
Resumo: O presente trabalho, intitulado Compreensão de Textos Argumentativos: Reescritura no Ensino Fundamental, examina a compreensão de textos a partir da análise de material produzido por vinte sujeitos que participaram como voluntários na pesquisa.São objetivos específicos: a) verificar a compreensão leitora dos sujeitos avaliada com base na reconstrução da macroestrutura de textos narrativos e argumentativos dialógicos; b) observar as estratégias utilizadas pelos sujeitos, a partir da reescrita da macro e superestrutura dos textos; c) identificar as estratégias relacionadas aos esquemas de reconhecimento da macroestrutura e da organização global de textos narrativos e argumentativos dialógicos. Estudantes de ensino fundamental, na faixa etária de 13 a 15 anos, leram dois tipos de textos argumentativos (narrativo e argumentativo dialógico) e foram solicitados a produzir reescrituras de cada um desses textos. As reescrituras obtidas foram analisadas de acordo com vários aspectos (explicitude das macrorregras de sumarização, qualidade das estratégias, coerência macro e superestrutural) de modo a verificar diferenças de compreensão relacionadas à recuperação da macro e superestrutura textual e à organização global de cada texto reescrito. Trabalhamos com a hipótese básica, de que leitores proficientes, ao realizarem uma tarefa de reescritura, apresentariam melhor desempenho quanto à recuperação da macroestrutura textual e quanto ao reconhecimento da organização global do texto narrativo do que do argumentativo dialógico, tendo em vista a maior explicitude da organização interna deste primeiro tipo de texto. Nas várias análises procedidas, foram encontradas evidências quanto ao melhor desempenho para o narrativo em relação ao texto argumentativo dialógico. Quanto ao conhecimento do esquema canônico, os leitores recuperaram, respectivamente, 40% total, 20% parcial e 40% (ausência) para o texto narrativo a 30%, 10% e 60% para o argumentativo. A análise das estratégias de reescritura evidenciou que os leitores utilizaram estratégias mais sofisticadas (produção de inferências, integração de informações) para o narrativo em relação ao argumentativo dialógico. A análise de (re) construção macroestrutural demonstrou que os leitores das reescrituras narrativas revelaram menos problemas de continuidade sequencial e progressão semântica com relação às argumentativas. PALAVRAS-
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51646
ISSN: 2119 7145
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_avsousa.pdf764,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.