Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51396
Tipo: | TCC |
Título : | Narrativas e caminhos de formação: uma compreensão da trajetória de estudantes e professores de cordas friccionadas da cidade de Sobral-CE |
Autor : | Lopes, Rayane Mendonça |
Tutor: | Borne, Leonardo da Silveira |
Palabras clave : | Trajetórias musicais;Cordas Friccionadas;Experiências musicais;Vivências musicais |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | LOPES, R. M. |
Resumen en portugués brasileño: | A pesquisa intitulada Narrativas e Caminhos de Formação: uma compreensão da trajetória de estudantes e professores de cordas friccionadas da cidade de Sobral-CE, tem por objetivo apresentar sobre as experiências, vivências e trajetórias destes discentes e docentes junto ao instrumento, baseadas em uma pesquisa qualitativa de casos múltiplos. As reflexões contidas no trabalho reportam os principais apontamentos advindos das etapas de sua construção, desde o processo de embasamento teórico, formatação das ideias textuais, processo das entrevistas, discorrimento das transcrições e da análise e discussão dos resultados. Contribuíram teoricamente para desenvolvimento desta pesquisa os aportes principalmente Maffioletti (2016) e Anjos (2015). As trajetórias e narrativas discorridas aqui apresentam as subjetividades dos participantes/instrumentistas, os quais descrevem suas principais e significativas experiências dentro do campo musical, especificamente na família das cordas friccionadas, bem como, nos contextos individuais e coletivos, nos espaços e conjuntos os quais eles estão inseridos e as particularidades de cada um. Esta pesquisa também permitiu transparecer o envolvimento da pesquisadora, devido a familiaridade com a área e a relação com os sujeitos pesquisados, assim como, seu papel dentro do trabalho. Os resultados refletidos trouxeram percepções significativas sobre trajetórias da formação musical, encorajando a assumir a tamanha importância em abordar isto com instrumentistas dentro do contexto das cordas friccionadas. |
Abstract: | The research entitled Narratives and Paths of Formation: an understanding of the trajectory of students and teachers of friction strings in the city of Sobral-CE, aims to present on the experiences, experiences and trajectories of these students and teachers with the instrument, based on qualitative research of multiple cases. The reflections contained in the paper report the main notes coming from the stages of its construction, from the theoretical basis, the formatting of the textual ideas, the interview process, the transcription and the analysis and discussion of the results. Maffioletti (2016) and Anjos (2015) contributed mainly to the development of this research. The trajectories and narratives discussed here present the participant / instrumentalists' subjectivities, which describe their main and significant experiences within the musical field, specifically in the family of the friction strings, as well as in the individual and collective contexts in the spaces and ensembles which they are inserted and the particularities of each. This research also allowed to show the involvement of the researcher, due to the familiarity with the area and the relationship with the researched subjects, as well as their role within the work. The results reflected significant insights into trajectories of musical formation, encouraging them to assume such importance in approaching this with instrumentalist within the context of the friction strings. |
Descripción : | LOPES, R. M. Narrativas e caminhos de formação: uma compreensão da trajetória de estudantes e professores de cordas friccionadas da cidade de Sobral-CE. 49 f. (Graduação no Curso de Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51396 |
Aparece en las colecciones: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_rmlopes.pdf | LOPES, R. M. Narrativas e caminhos de formação: uma compreensão da trajetória de estudantes e professores de cordas friccionadas da cidade de Sobral-CE. 49 f. (Graduação no Curso de Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. | 541,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.