Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51375
Tipo: TCC
Título : Aprendizagem musical autodidata: um estudo exploratório com os músicos populares em Varjota-CE
Autor : Chaves, Erasmo Júnior de Melo
Tutor: Oliveira, Marcelo Mateus de
Palabras clave : Aprendizagem autodidata;Aprendizagem Musical;Músico Popular
Fecha de publicación : 2019
Citación : CHAVES, E. J. M.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa aborda o processo de aprendizagem musical autodidata, destacando as estratégias e os métodos utilizados para o desenvolvimento técnico-performático dos músicos populares, tendo como objetivo geral: compreender o processo de aprendizagem musical dos músicos populares de Varjota-CE, tendo o autodidatismo como um processo educativo não formal e a técnica “de oitiva” como ferramenta de aprendizagem. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi o estudo exploratório de variável qualitativa, realizada no período entre agosto e outubro de 2019. Para a elaboração da pesquisa bibliográfica, foram utilizados diversos instrumentos de coleta de dados, como, por exemplo: livros, fragmentos de livros, artigos, monografias, dissertações, teses e publicações em sites especializados. Para a pesquisa de campo, foi elaborado um questionário para a caracterização dos participantes e um roteiro de perguntas semiestruturadas para as entrevistas sobre o processo de aprendizagem autodidata com os músicos locais. Por fim, foi feita a leitura, análise, discussão e produção de texto, utilizando as informações disponíveis. Este estudo evidenciou que o autodidatismo provoca fascínio nos estudantes de música em fase inicial, por se tratar de um método próprio de aprendizagem, todavia, mesmo não possuindo conhecimento formal, os músicos autodidatas possuem uma enorme capacidade pegar música de ouvido, o que facilita o processo de aprendizagem. Em suma, ficou perceptível que os músicos populares de Varjota são oriundos das classes populares locais e se desenvolveram a partir do contato com outros músicos da região e através da técnica “de oitiva”.
Abstract: This research addresses the process of self-taught music learning, highlighting the strategies and methods used for the technical-performance development of popular musicians, having as general objective: to understand the process of musical learning of popular musicians from Varjota-CE, having self-learning. as a non-formal educational process and the “hearing” technique as a learning tool. The methodology used for the elaboration of this work was the exploratory study of qualitative variable, carried out between August and October 2019. For the elaboration of the bibliographic research, several data collection instruments were used, such as books, fragments. books, articles, monographs, dissertations, theses and publications on specialized websites. For the field research, a questionnaire was designed to characterize the participants and a script of semi-structured questions for interviews about the self-taught learning process with local musicians. Finally, reading, analysis, discussion and text production were made using the available information. This study showed that self-taught music provokes fascination in early-stage music students because it is their own method of learning. However, even without formal knowledge, self-taught musicians have an enormous ability to pick up music by ear, which facilitates the learning process. learning process. In short, it became apparent that Varjota's popular musicians came from the local popular classes and developed out of contact with other musicians in the region and through the technique of "listening".
Descripción : CHAVES, E. J. M. Aprendizagem musical autodidata: um estudo exploratório com os músicos populares em Varjota-CE. 79 f. (Graduação no Curso de Licenciatura em Música) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51375
Aparece en las colecciones: MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_ejmchaves.pdfCHAVES, E. J. M. Aprendizagem musical autodidata: um estudo exploratório com os músicos populares em Varjota-CE. 79 f. (Graduação no Curso de Licenciatura em Música) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019.1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.