Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51281
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A ideologia/mítica do Nordeste e a imprensa
Autor(es): Sá, Maria Adísia Barros de
Palavras-chave: Nordeste - região mítica;Imprensa;Ideologia mítica;Mitos nordestinos
Data do documento: 1978
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: SÁ, Maria Adísia Barros de. A ideologia/mítica do Nordeste e a imprensa. Revista de Comunicação Social, Fortaleza, v. 8, n. 1/ 2, p. 3- 20, jan./dez. 1978.
Resumo: Se era mítica a visão do homem primitivo, não pode ser a visão mítica a mesma do homem contemporâneo. O cosmos como foi dado imediato da consciência, consumado e definitivo, pronto a ser captado e repetido - eis o traço fundamental da consciência mítica. E ver o dado imediato da consciência como consumado e definitivo significa dizer que o que "aí está", pronto, não é verdadeiro, mas aparência porque o que aí está é objeto de realização, de trabalho, de transformação, de ação pelo/ para o homem. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51281
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978_art_mabsa.pdf7,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.