Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51258
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Editorial |
Authors: | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Parahyba, Fatiha Dechicha Moura, Sueli Cavendish de |
Keywords: | Editorial;Psicologia da Linguagem;Educação - Aspectos psicológicos;Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Eutomia: Revista de Literatura e Linguística |
Citation: | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PARAHYBA, Fatiha Dechicha; MOURA, Sueli Cavendish de. Editorial. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 19, p. 1-4, jul. 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Propiciar um espaço de discussão e de reflexão sobre o pensamento e a obra de Lev Semenovich Vygotski continua sendo necessário, tanto no campo da psicologia como no da educação e obviamente da linguística aplicada. De forma muito particular, Vygotski vem nos dando especial contribuição para a reflexão sobre a psicologia da linguagem, a construção social da linguagem e para entendermos o desenvolvimento humano e profissional, o que nos permite perceber o quanto esse campo é profícuo para a pesquisa. Em suas pesquisas, ele atribui um papel relevante à escola e ao ensino como condições necessárias para o desenvolvimento na medida em que este se realiza no ensino e na aprendizagem. Para o autor russo, “a aprendizagem é, na idade escolar, o momento decisivo e determinante de todo o destino do desenvolvimento intelectual da criança, inclusive do desenvolvimento dos seus conceitos” (VYGOTSKI, 2009, p.262). Enfatiza ainda que “o único bom ensino é aquele que precede o desenvolvimento” (VYGOTSKI, 1985).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51258 |
ISSN: | 1982-6850 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_art_evlfleurquinfdparahyba.pdf | 502,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.