Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51258
Type: Artigo de Periódico
Title: Editorial
Authors: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Parahyba, Fatiha Dechicha
Moura, Sueli Cavendish de
Keywords: Editorial;Psicologia da Linguagem;Educação - Aspectos psicológicos;Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Issue Date: 2017
Publisher: Eutomia: Revista de Literatura e Linguística
Citation: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PARAHYBA, Fatiha Dechicha; MOURA, Sueli Cavendish de. Editorial. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 19, p. 1-4, jul. 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Propiciar um espaço de discussão e de reflexão sobre o pensamento e a obra de Lev Semenovich Vygotski continua sendo necessário, tanto no campo da psicologia como no da educação e obviamente da linguística aplicada. De forma muito particular, Vygotski vem nos dando especial contribuição para a reflexão sobre a psicologia da linguagem, a construção social da linguagem e para entendermos o desenvolvimento humano e profissional, o que nos permite perceber o quanto esse campo é profícuo para a pesquisa. Em suas pesquisas, ele atribui um papel relevante à escola e ao ensino como condições necessárias para o desenvolvimento na medida em que este se realiza no ensino e na aprendizagem. Para o autor russo, “a aprendizagem é, na idade escolar, o momento decisivo e determinante de todo o destino do desenvolvimento intelectual da criança, inclusive do desenvolvimento dos seus conceitos” (VYGOTSKI, 2009, p.262). Enfatiza ainda que “o único bom ensino é aquele que precede o desenvolvimento” (VYGOTSKI, 1985).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51258
ISSN: 1982-6850
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_evlfleurquinfdparahyba.pdf502,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.