Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51204
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Immigration et défis de l’enseignement du portugais langue d’accueil à l’Université de Brasilia
Título em inglês: Immigrations and challenges of teaching Portuguese as a host language at the University of Brasilia
Autor(es): Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
Palavras-chave: Português;Língua de acolhimento;Formação de professores;Imigração
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Forma Breve: Revista de Literatura
Citação: BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção. Immigration et défis de l’enseignement du portugais langue d’accueil à l’Université de Brasilia. Forma Breve: Revista de Literatura, Aveiro, Portugal, n. 13, p. 653-661, 2016.
Resumo: Este artigo reflete a minha inserção acadêmico-científica no eixo do ensino-aprendizagem de línguas e da formação de professores, sem perder de vista as aproximações necessárias entre língua e cultura. Aqui, faço um breve relato das reflexões teóricas e práticas empreendidas mais especificamente na temática do ensino-aprendizagem de português em contexto de imigração, na cidade de Brasília (Distrito Federal), sob o prisma da língua de acolhimento. A partir dessa perspectiva, são expostas as parcerias efetuadas, os desafios encontrados e os avanços teóricos e práticos resultantes do Projeto de Pesquisa o Português como língua de acolhimento em contexto de imigração e refúgio: proposta de inserção linguístico-laboral no Distrito Federal (2016-2017). Esse projeto de pesquisa é financiado pela Fundação de Apoio Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), com apoio do Programa de Extensão “UnB Idiomas” e do NEPPE – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira, onde ocorrem as atividades.
Abstract: This paper reflects my scientific academic insertion in the teaching-learning axis of languages and teachers training, keeping in view the required approaches between language and culture. Here, I make a brief report about practical and theoretical reflections undertaken more specifically on the teaching-learning theme of Brazilian Portuguese in the context of immigration, in Brasília (Federal District), seen through the prism of the host language. From this perspective, we describe: the partnerships made, the challenges faced and the theoretical and practical progress resultant of the research project “Portuguese as host language in the context of immigration and refuge: labor-linguistic insertion proposal in the Federal District (2016-2017)”. This research project is financed by the Fundação de Apoio Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) and supported by the extension program “UnB Idiomas” and by NEPPE – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira, where the activities take place.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51204
ISSN: 2183-4709
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lmabarbosa.pdf387,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.