Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T11:41:34Z | - |
dc.date.available | 2020-04-08T11:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção. Immigration et défis de l’enseignement du portugais langue d’accueil à l’Université de Brasilia. Forma Breve: Revista de Literatura, Aveiro, Portugal, n. 13, p. 653-661, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2183-4709 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51204 | - |
dc.description.abstract | This paper reflects my scientific academic insertion in the teaching-learning axis of languages and teachers training, keeping in view the required approaches between language and culture. Here, I make a brief report about practical and theoretical reflections undertaken more specifically on the teaching-learning theme of Brazilian Portuguese in the context of immigration, in Brasília (Federal District), seen through the prism of the host language. From this perspective, we describe: the partnerships made, the challenges faced and the theoretical and practical progress resultant of the research project “Portuguese as host language in the context of immigration and refuge: labor-linguistic insertion proposal in the Federal District (2016-2017)”. This research project is financed by the Fundação de Apoio Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) and supported by the extension program “UnB Idiomas” and by NEPPE – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira, where the activities take place. | pt_BR |
dc.language.iso | fr | pt_BR |
dc.publisher | Forma Breve: Revista de Literatura | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Língua de acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Imigração | pt_BR |
dc.title | Immigration et défis de l’enseignement du portugais langue d’accueil à l’Université de Brasilia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo reflete a minha inserção acadêmico-científica no eixo do ensino-aprendizagem de línguas e da formação de professores, sem perder de vista as aproximações necessárias entre língua e cultura. Aqui, faço um breve relato das reflexões teóricas e práticas empreendidas mais especificamente na temática do ensino-aprendizagem de português em contexto de imigração, na cidade de Brasília (Distrito Federal), sob o prisma da língua de acolhimento. A partir dessa perspectiva, são expostas as parcerias efetuadas, os desafios encontrados e os avanços teóricos e práticos resultantes do Projeto de Pesquisa o Português como língua de acolhimento em contexto de imigração e refúgio: proposta de inserção linguístico-laboral no Distrito Federal (2016-2017). Esse projeto de pesquisa é financiado pela Fundação de Apoio Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), com apoio do Programa de Extensão “UnB Idiomas” e do NEPPE – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira, onde ocorrem as atividades. | pt_BR |
dc.title.en | Immigrations and challenges of teaching Portuguese as a host language at the University of Brasilia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_lmabarbosa.pdf | 387,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.