Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51204
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Immigration et défis de l’enseignement du portugais langue d’accueil à l’Université de Brasilia |
Título en inglés: | Immigrations and challenges of teaching Portuguese as a host language at the University of Brasilia |
Autor : | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção |
Palabras clave : | Português;Língua de acolhimento;Formação de professores;Imigração |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Forma Breve: Revista de Literatura |
Citación : | BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção. Immigration et défis de l’enseignement du portugais langue d’accueil à l’Université de Brasilia. Forma Breve: Revista de Literatura, Aveiro, Portugal, n. 13, p. 653-661, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo reflete a minha inserção acadêmico-científica no eixo do ensino-aprendizagem de línguas e da formação de professores, sem perder de vista as aproximações necessárias entre língua e cultura. Aqui, faço um breve relato das reflexões teóricas e práticas empreendidas mais especificamente na temática do ensino-aprendizagem de português em contexto de imigração, na cidade de Brasília (Distrito Federal), sob o prisma da língua de acolhimento. A partir dessa perspectiva, são expostas as parcerias efetuadas, os desafios encontrados e os avanços teóricos e práticos resultantes do Projeto de Pesquisa o Português como língua de acolhimento em contexto de imigração e refúgio: proposta de inserção linguístico-laboral no Distrito Federal (2016-2017). Esse projeto de pesquisa é financiado pela Fundação de Apoio Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), com apoio do Programa de Extensão “UnB Idiomas” e do NEPPE – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira, onde ocorrem as atividades. |
Abstract: | This paper reflects my scientific academic insertion in the teaching-learning axis of languages and teachers training, keeping in view the required approaches between language and culture. Here, I make a brief report about practical and theoretical reflections undertaken more specifically on the teaching-learning theme of Brazilian Portuguese in the context of immigration, in Brasília (Federal District), seen through the prism of the host language. From this perspective, we describe: the partnerships made, the challenges faced and the theoretical and practical progress resultant of the research project “Portuguese as host language in the context of immigration and refuge: labor-linguistic insertion proposal in the Federal District (2016-2017)”. This research project is financed by the Fundação de Apoio Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) and supported by the extension program “UnB Idiomas” and by NEPPE – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira, where the activities take place. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51204 |
ISSN : | 2183-4709 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_lmabarbosa.pdf | 387,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.