Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51017
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A imagem e o som pela máquina
Autor : Azevedo, Miguel Ângelo de
Palabras clave : Imagem - gravação;Som - gravação;Imagem - aspectos comunicacionais;Som - aspectos comunicacionais
Fecha de publicación : 1973
Editorial : Revista de Comunicação Social
Citación : AZEVEDO, Miguel Ângelo de. A imagem e o som pela máquina. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, p. 57-66, 1973.
Resumen en portugués brasileño: Depois de conseguir comunicar-se com seu semelhante através do som das palavras, o homem sentiu a necessidade de registrar esse som, mas a gravação do som, na época, não era sequer concebível pela mente humana, de forma que foi necessária a transformação do som em sinais convencionais que passaram a ser gravados em pedra, pergaminho etc., recebendo depois o nome de escrita. Como o som, a imagem também foi gravada. Ao ser lida a mensagem, voltava-se a ouvir o som, ao mesmo tempo em que se observavam os desenhos das figuras, tendo-se assim a reprodução da imagem e do som anteriormente gravada. Essa sensação sentiu Champolion ao decifrar os hieróglifos. Enquanto o homem não conseguia inventar u'a máquina que gravasse mecânica ou eletronicamente o som, sonhava com ela e expressava seu desejo através de lendas. Por volta de 2 000 anos antes de Cristo uma velha lenda chinesa contava que um imperador recebeu de presente de um seu súdito um cofre que tinha a capacidade de guardar u'a mensagem, misteriosamente, que era restituída da mesma forma ao abrir-se o cofre. Têm-se notícias de uma "cabeça falante", do filósofo alemão e monge dominicano Alberto Magno, o Grande (1193 - 1289), no século XIII. François Rabelais (+ - 1490 - 1553), humorlsta francês que publicou o Pantagruel em 1533, em seu capítulo LVI do terceiro livro, publicado em 1546, dizia: "Palavras ditas durante uma batalha sobre o mar glacial degelavam um pouco mais tarde", ainda: "Eu queria guardar umas palavras no óleo como se podem guardá-Ias no gelo". Segundo cronistas da época, em 1590 um italiano chamado Posta teria inventado um tubo de chumbo que "aprisionava" a voz. Ao abrir-se o tubo, a voz era restituída da mesma forma.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51017
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1973_art_maazevedo.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.