Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51009
Type: | TCC |
Title: | Participação do professor no desenvolvimentismo emocional da criança |
Authors: | Ferreira, Juliana Pinheiro |
Keywords: | Psicopedagogia;Educação infantil;Ensino-aprendizagem;Mediação na educação |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | FERREIRA, Juliana Pinheiro. Participação do professor no desenvolvimentismo emocional da criança. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho faz um estudo de crianças com rendimento educacional prejudicado em virtude de problemas de ordem emocional, o que gera na família e na escola um conjunto de preocupações. Frente a citada realidade é que se justifica o interesse pelo desenvolvimento deste estudo, o qual por meio de uma apreciação bibliográfica baseada em autores como Alencar, Barbosa, Solé, Libâneo, Piaget, Saviani, Visca e outros, propõe fazer uma apreciação sobre o tema, visando desta forma, destacar a importância que família e a escola possui neste contexto. Na atualidade, conforme se pode observar nos trabalhos educacionais é exigido por parte do professor uma participação integral no âmbito do processo de ensino-aprendizagem, postulando superar ou, pelo menos amenizar as dificuldades de aprendizagem do educando acometido de algum distúrbio emocional. Nessa esfera de estudo é que tem se destacado a participação da Psicopedagogia, tendo esta na sua base de ação a proposta de interferir no processo de aprendizagem, oferecendo ao educando o poder de atingir sucesso e êxito na sua vida escolar, sendo o professor o mediador deste processo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51009 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_jpferreira.pdf | 36,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.