Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50286
Type: TCC
Title: O papel da família na gestão escolar
Authors: Vale, Ana Lúcia Oliveira
Advisor: Martins, Raimunda Rosany Bezerra Magalhães
Keywords: Gestão;Democrática;Familia
Issue Date: 2014
Citation: VALE, Ana Lúcia Oliveira. O papel da família na gestão escolar. 16 f. Monografia (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Tauá, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo buscou investigar o papel que a família representa na gestão escolar e na aprendizagem dos alunos. A escolha da temática abordada deve-se principalmente ao fato de esta merecer atenção especial de todos que fazem a educação, considerando que a gestão democrática tem sido alvo de pesquisas, discussões e projetos, no intuito de desenvolver uma educação de qualidade voltada para a formação de cidadãos críticos e participativos. Dessa forma, realizou-se uma abordagem sobre as principais tendências e perspectivas da gestão democrática da escola pública e do acompanhamento da família nas atividades do aluno, através teorias já concluídas, a fim de se chegar a uma conclusão do que se deseja conhecer. A análise dos dados seguiu uma abordagem qualitativa, da qual chegou a conclusão de que família e escola devem atuar juntos na constituição de uma educação voltada para a construção da cidadania, onde os alunos aprendem desde cedo a dar opiniões, deliberar ações, sugerir melhorias que garantam o alcance dos objetivos e a garantia de uma educação de qualidade com resultados satisfatórios. Desta forma, a escola estará formando cidadãos críticos, participativos e atuantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50286
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_alodovale.pdf259,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.