Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50286
Type: | TCC |
Title: | O papel da família na gestão escolar |
Authors: | Vale, Ana Lúcia Oliveira |
Advisor: | Martins, Raimunda Rosany Bezerra Magalhães |
Keywords: | Gestão;Democrática;Familia |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | VALE, Ana Lúcia Oliveira. O papel da família na gestão escolar. 16 f. Monografia (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Tauá, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo buscou investigar o papel que a família representa na gestão escolar e na aprendizagem dos alunos. A escolha da temática abordada deve-se principalmente ao fato de esta merecer atenção especial de todos que fazem a educação, considerando que a gestão democrática tem sido alvo de pesquisas, discussões e projetos, no intuito de desenvolver uma educação de qualidade voltada para a formação de cidadãos críticos e participativos. Dessa forma, realizou-se uma abordagem sobre as principais tendências e perspectivas da gestão democrática da escola pública e do acompanhamento da família nas atividades do aluno, através teorias já concluídas, a fim de se chegar a uma conclusão do que se deseja conhecer. A análise dos dados seguiu uma abordagem qualitativa, da qual chegou a conclusão de que família e escola devem atuar juntos na constituição de uma educação voltada para a construção da cidadania, onde os alunos aprendem desde cedo a dar opiniões, deliberar ações, sugerir melhorias que garantam o alcance dos objetivos e a garantia de uma educação de qualidade com resultados satisfatórios. Desta forma, a escola estará formando cidadãos críticos, participativos e atuantes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50286 |
Appears in Collections: | ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_alodovale.pdf | 259,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.