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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades
Autor(es): Ferreira, Maria Inês Caetano
Pomponet, André Silva
Palavras-chave: Desigualdade de gênero;Desigualdade de raça;Desigualdade de renda;Mercado de trabalho
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: FERREIRA, Maria Inês Caetano; POMPONET, André Silva. Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 267-302, nov. 2019/fev. 2020.
Resumo: Este artigo discute formas de inserção e escolaridade de jovens brasileiros entre os anos de 2006 e 2013. O objetivo é investigar mecanismos de reprodução da desigualdade de gênero,raça e de renda, num período positivo da economia para os trabalhadores, por meio das diferenças nas formas de inserção no mercado de trabalho de diferentes grupos de jovens. A metodologia adotada analisou dados secundários produzidos pelo IPEA e OIT a partir da pesquisa por amostragem do IBGE. O período estudado permite identificar processos de renovação da desigualdade, apesar da ampliação de acesso ao ensino e da criação de novas vagas no mercado de trabalho. Os resultados revelam processos de desigualdade que prejudicam jovens pretos e pardos e os de menor renda, com dificuldade de acesso ao ensino e com inserção precária no mercado de trabalho, as jovens trabalhadoras, por sua vez, apesar dos elevados anos de estudo, se inserem em posição mais frágil que homens.
Abstract: This study investigates schooling and employment of Brazilians youth between the year 2006 and 2013. The objective is to understand mechanisms that allow the perpetuation gender inequalities, race and classes inequalities in a positive period of the Brazilian economy. Some youth groups have been occupied in precarious jobs, despite the expansion of access to education and low unemployment rates. The methodology used was the study of secondary data from IBGE. Findings show the maintaining of inequalities. Women youth had more years of study but their jobs were more precarious than boys’ jobs. Young poor and blacks could not study as white and rich men and they had precarious jobs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49880
ISSN: 2318-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

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