Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49880
Type: Artigo de Periódico
Title: Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades
Authors: Ferreira, Maria Inês Caetano
Pomponet, André Silva
Keywords: Desigualdade de gênero;Desigualdade de raça;Desigualdade de renda;Mercado de trabalho
Issue Date: 2020
Publisher: Revista de Ciências Sociais
Citation: FERREIRA, Maria Inês Caetano; POMPONET, André Silva. Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 267-302, nov. 2019/fev. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo discute formas de inserção e escolaridade de jovens brasileiros entre os anos de 2006 e 2013. O objetivo é investigar mecanismos de reprodução da desigualdade de gênero,raça e de renda, num período positivo da economia para os trabalhadores, por meio das diferenças nas formas de inserção no mercado de trabalho de diferentes grupos de jovens. A metodologia adotada analisou dados secundários produzidos pelo IPEA e OIT a partir da pesquisa por amostragem do IBGE. O período estudado permite identificar processos de renovação da desigualdade, apesar da ampliação de acesso ao ensino e da criação de novas vagas no mercado de trabalho. Os resultados revelam processos de desigualdade que prejudicam jovens pretos e pardos e os de menor renda, com dificuldade de acesso ao ensino e com inserção precária no mercado de trabalho, as jovens trabalhadoras, por sua vez, apesar dos elevados anos de estudo, se inserem em posição mais frágil que homens.
Abstract: This study investigates schooling and employment of Brazilians youth between the year 2006 and 2013. The objective is to understand mechanisms that allow the perpetuation gender inequalities, race and classes inequalities in a positive period of the Brazilian economy. Some youth groups have been occupied in precarious jobs, despite the expansion of access to education and low unemployment rates. The methodology used was the study of secondary data from IBGE. Findings show the maintaining of inequalities. Women youth had more years of study but their jobs were more precarious than boys’ jobs. Young poor and blacks could not study as white and rich men and they had precarious jobs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49880
ISSN: 2318-4620
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_micferreiraaspomponet.pdf186,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.