Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública |
Authors: | Silva, Daniely Moreira Coelho da |
Keywords: | Letramento;Literatura;Leitura |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Governo do Estado do Ceará |
Citation: | Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_dmcsilva2.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.