Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783
Type: Artigo de Evento
Title: Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública
Authors: Silva, Daniely Moreira Coelho da
Keywords: Letramento;Literatura;Leitura
Issue Date: 2019
Publisher: Governo do Estado do Ceará
Citation: Diário de leituras: uma proposta de prática de letramento literário em sala de aula da rede pública. IN: BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ- POSTER, 18, 16-25 ago. 2019, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras e o tema precisa ser tratado com atenção. Esta pesquisa justificase por se perceber, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento sistematizado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário para produção de um diário de leituras. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras pelos alunos, a partir da leitura de uma obra, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49783
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_eve_dmcsilva2.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.