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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49746
Type: | TCC |
Title: | Representatividade queer nos games : tradução intersemiótica de documentário "Stonewall Uprising" para jogo digital |
Authors: | Silva, Daniel Oiveira |
Advisor: | Oliveira Filho, João Vilnei de |
Keywords: | Jogos eletrônicos;Mudança social;Narrativas;Representação social;Tradução |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Daniel Oiveira. Representatividade queer nos games: tradução intersemiótica de documentário "Stonewall Uprising" para jogo digital. 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho apresenta a tradução intersemiótica do documentário de 2010 “Stonewall Uprising” para jogo digital, como objetivo de experimentar uma boa representatividade queer em um jogo digital e gerar reflexões e conscientização sobre a causa LGBT, em especial sobre o evento que deu origem ao Dia do Orgulho LGBT, conhecido como rebelião de Stonewall, quando os clientes de um bar se revoltaram contra as constantes invasões e violências policiais nos locais LGBT. Para cumprir com tal objetivo foram necessárias pesquisas teóricas sobre temas como: A representatividade queer nos jogos digitais, assim como em outras mídias; Rebelião de Stonewall e as traduções intersemióticas feitas a partir desse evento; Jogos digitais como meio para se gerar reflexão e recontar eventos históricos. Também foram feitas pesquisas de campo, como parte da metodologia, para descobrir o que pessoas LGBT consideram uma boa representatividade em jogos, e qual a relação do público com jogos digitais. Para a concepção do jogo foi utilizado uma metodologia proposta por Medeiros et al (2016), denominada de “Metodologia de Tradução Intersemiótica Aplicada ao Design Gráfico”, a metodologia proposta pelos autores foi adaptada para o game design e as necessidades específicas desse projeto. Após a concepção do jogo foi desenvolvida um protótipo jogável na Unity, para realizar testes de jogabilidade e avaliar se o jogo, em especial sua narrativa, atendia os objetivos definidos anteriormente. Os testes foram feitos com 6 usuários, e obteve resultados positivos, com os usuários elogiando a representatividade encontrada no jogo e se sentindo instigados a conhecer mais sobre a rebelião de Stonewall. A partir dos resultados desse trabalho será possível dar continuidade ao desenvolvimento do jogo, pois eles mostram caminhos que podem ser seguidos para o aperfeiçoamento da experiência com o game. Com esse trabalho também pretende-se inspirar mais pessoas a criarem projetos com o foco na comunidade LGBT, em especial nos jogos digitais. |
Abstract: | This work presents the intersemiotic translation of the 2010 documentary "Stonewall Uprising" to a digital game, with the goal to experiment a positive queer representation in a digital game and promote reflections and awareness about the LGBT cause, specially about the event that originated the LGBT Pride Day. This event is known as Stonewall riots, when the patrons of a bar rioted against the constant policial invasions and violence in LGBT places. To reach this goal theoretical research were needed, about subjects as: The queer representation in digital games, as in other midias; Stonewall riots and the intersemiotic translations made from this event; Digital games as a way to promote reflections and retell historic events. Field research were also made, as part of the methodology, to identify what the LGBT public consider to be a good representation in games, and what is the relation of this public with digital games. For the game conception a methodology proposed by Medeiros et al (2016) were used, named as "Intersemiotic Translation Applied to Graphic Design Methodology". The methodology proposed by the authors were adapted for game design and the specific needs of this project. A playable prototype made in Unity were developed after the game conception, to perform jobability tests and evaluate if the game, specially its narrative, accomplished the goals defined previously. The tests were made with 6 users and had positive results. The users approved the representation found in the game and felt instigated to know more about the Stonewall riots. From the results of this work will be possible to continue the development of this game, since they show paths that can be followed to improve the experience with the game. With this work is also intended to inspire more people to create projects focused in the LGBT community, specially in the digital games field. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49746 |
Appears in Collections: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
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