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Tipo: TCC
Título : Modelação por elementos finitos de tabuleiros de pontes rodoviárias com vigas retas em concreto armado
Título en inglés: Finite element modeling of straight bridge road bridges in armed concrete
Autor : Couras, Levi Pereira
Tutor: Mota, Joaquim Eduardo
Palabras clave : Ponte;Método Clássico;Tabelas de Rüsch;Método de Elementos Finitos
Fecha de publicación : 2019
Citación : COURAS, Levi Pereira. Modelação por elementos finitos de tabuleiros de pontes rodoviárias com vigas retas em concreto armado. 2019. 108 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Quando se trata de vencer vãos de até 25 metros, há uma grande tendência em utilizar tabuleiros compostos por lajes maciças apoiadas sobre vigas de concreto armado como sistema estrutural de pontes rodoviárias. No cenário brasileiro, esse é o modelo de superestrutura mais adotado devido às suas vantagens econômicas e construtivas, o que torna esse trabalho de grande interesse, pois se realiza uma análise do comportamento desses tabuleiros com relação às solicitações permanentes e móveis. O presente trabalho, em sua primeira parte, descreve os aspectos básicos de obras com essa tipologia, como histórico, caracterização de seus elementos constituintes, definições, modelos de seções usuais em obras de arte especiais, tipos de esforços atuantes e também métodos de cálculos usados no dimensionamento dessas estruturas. Realizou-se então o estudo de um tabuleiro pelo Método Clássico de dimensionamento e por um método computacional de Elementos Finitos via software Midas Civil. Para atingir o intuito desse trabalho, foram descritos os processos de cálculo, parâmetros e premissas de ambos os métodos, e ao final realizou-se uma análise comparativa dos resultados, visando validar a modelagem realizada pela ferramenta computacional. Os resultados expressaram uma proximidade dos valores obtidos pelos distintos métodos, constatando uma conservação maior nos resultados do Método Clássico e um detalhamento dos esforços mais aprimorados pelo Método dos Elementos Finitos. Conclui-se que, os objetivos propostos na elaboração desse projeto foram alcançados, tendo em vista que os resultados obtidos foram significantes, contribuindo assim para estudos futuros.
Abstract: When the subject matter is about spanning spans up to 25 meters, there is a great tendency to use trays consisting of massive slabs supported by reinforced concrete beams as a structural system of road bridges. In the Brazilian scenario, this is the most adopted superstructure model due to its economic and constructive advantages, which makes this work of great interest, because an analysis of the behavior of these trays in relation to permanent and mobile requests is performed. The present work, in its first part, describes the basic aspects of works with this typology, for instance historical aspects, characterization of its constituent elements, definitions, section models usual in those buildings, types of acting efforts and also calculation methods used in the study sizing of these structures. The study of a tray is then performed by the Classical Sizing Method and by a Finite Element computational Method using Midas Civil software. To achieve the purpose of this work, the calculation processes, parameters and assumptions of both methods are described, and at the end a comparative analysis of the results is performed, aiming to validate the model performed by the computational tool. The results express a close proximity to the values obtained by the different methods, noting a greater conservation in the results of the Classical Method and a detailing of the most refined efforts by the Finite Element Method. It is concluded that the objectives proposed in the elaboration of this project are achieved, considering the obtained results are significant, thus contributing for future studies.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49646
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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