Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49401
Tipo: Capítulo de Livro
Título : A paz e a tradição das Pedagogias da Libertação
Autor : Lira, Maria de Fátima Soares
Rocha, Rosa Maria Guimarães
Palabras clave : Cultura da paz;Conscientização sociopolítica;Pedagogia da Libertação;Freire, Paulo, 1921-1997
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Edições UFC
Citación : LIRA, Maria de Fátima Soares; ROCHA, Rosa Maria Guimarães. A paz e a tradição das Pedagogias da Libertação. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 141-151.
Resumen en portugués brasileño: Dentre as várias vertentes de uma cultura de paz, apresenta-se uma tradição que responde aos movimentos sociais do chamado terceiro mundo, e que teve grande repercussão na América Latina: a conscientização sociopolítica, com base nas pedagogias da libertação (GUIMARÃES,2011). Neste artigo, abordaremos os fundamentos de uma educação para a paz no continente sul-americano, e a contribuição de Paulo Freire na construção de uma educação voltada para uma cultura de paz. Seu objetivo é mostrar que a paz é indispensável ao bem viver humano, que ela não é dada, mas criada e construída na busca por justiça social, e na superação de realidades sociais que não levam em consideração os direitos dos grupos menos favorecidos.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49401
ISBN : 978-85-7282-602-0
Aparece en las colecciones: PPGFILO - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_capliv_mfslirarmgrocha.pdf6,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.