Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49401
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A paz e a tradição das Pedagogias da Libertação |
Autor(es): | Lira, Maria de Fátima Soares Rocha, Rosa Maria Guimarães |
Palavras-chave: | Cultura da paz;Conscientização sociopolítica;Pedagogia da Libertação;Freire, Paulo, 1921-1997 |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | LIRA, Maria de Fátima Soares; ROCHA, Rosa Maria Guimarães. A paz e a tradição das Pedagogias da Libertação. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 141-151. |
Resumo: | Dentre as várias vertentes de uma cultura de paz, apresenta-se uma tradição que responde aos movimentos sociais do chamado terceiro mundo, e que teve grande repercussão na América Latina: a conscientização sociopolítica, com base nas pedagogias da libertação (GUIMARÃES,2011). Neste artigo, abordaremos os fundamentos de uma educação para a paz no continente sul-americano, e a contribuição de Paulo Freire na construção de uma educação voltada para uma cultura de paz. Seu objetivo é mostrar que a paz é indispensável ao bem viver humano, que ela não é dada, mas criada e construída na busca por justiça social, e na superação de realidades sociais que não levam em consideração os direitos dos grupos menos favorecidos.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49401 |
ISBN: | 978-85-7282-602-0 |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_mfslirarmgrocha.pdf | 6,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.