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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49363
Type: | TCC |
Title: | Mediação como método de solução de conflitos nas escolas: uma alternativa para redução da violência contra os professores da educação básica |
Authors: | Moura, Rosilene Soares de |
Advisor: | Araújo, Maria José Fontenelle Barreira |
Keywords: | Mediação;Mediação nas Escolas;Violência contra o professor |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | MOURA, Rosilene Soares de. Mediação como método de solução de conflitos nas escolas: uma alternativa para redução da violência contra os professores da educação básica. 2019. 59 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A mediação como meio alternativo de resolução de conflitos nas escolas desponta como via capaz de restabelecer o diálogo restaurando relações interpessoais imprescindíveis para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No cenário atual o desgaste das relações professor-aluno é tal que tem colocado o professor em situações de estresse ao ponto de causar-lhe adoecimento tanto físico quanto mental. Esse fato tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, inclusive por afastar o professor de suas funções laborais, causando prejuízos ao seguimento pleno do objetivo a que a escola se destina. A escola é instituição fundamental na construção da sociedade e o papel do professor dotado de tamanha essencialidade que seu adoecimento tem repercussão social em cadeia. Até se pode inferir onde começa, mas não onde termina. |
Abstract: | Mediation as an alternative means of conflict resolution in schools emerges as a way to reestablish dialogue by restoring interpersonal relationships that are indispensable for the development of the teaching-learning process. In the current scenario, the wear and tear of teacher-student relationships is such that it has placed the teacher in stressful situations to the point of causing him physical or mental illness. This fact has been the object of study by many researchers, even for removing the teacher from his job functions, causing damage to the full pursuit of the purpose for which the school is intended. The school is a fundamental institution in the construction of society and the role of the teacher endowed with such essentiality that his illness has social repercussion in chain. You can even infer where it begins, but not where it ends. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49363 |
Appears in Collections: | DIREITO - Monografias |
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