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dc.contributor.advisorLima, Antônia Emanuela Oliveira de-
dc.contributor.authorMendonça, Jéssica Venâncio de-
dc.date.accessioned2020-01-10T10:44:18Z-
dc.date.available2020-01-10T10:44:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Jéssica Venâncio de. O projeto “Escola com os mestres e mestras da cultura” a partir da perspectiva de seus sujeitos. 2019. 77 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49178-
dc.description.abstractA research aimed to analyze the project "School with Masters and Masters of Culture", from the perspective of different subjects, inserted in the cycle of this public policy, ie, administrative manager, school coordinator, Masters and students. As specific objectives presented: Describe a policy of the Living Treasures of Culture (Master of Culture) and the project “School with Masters and Masters of Culture”; To investigate the importance attributed to Living Treasures of Culture (Masters of Culture) from the perspective of their different individuals and to discuss the importance attached to the project “School with Masters and Masters of Culture” from the perspective of their own individuals. A qualitative research characterized a case study through fieldwork at the Viscount do Rio Branco Full-time High School (EEMTI). The data collection instruments were simple observation, field diary, interview and questionnaire, using a triangulation for data analysis. It was concluded that the individuals surveyed see the Master of Culture as a figure that represents a materialization, appreciation, preservation and transmission of the traditional popular culture that self-produces and esteem through the transfer of the saber. Each subject of public policy attributed a different importance to the project: having a function of promoting a popular and territorial culture of the neighborhood and making a school a cultural epicenter; provide access to popular culture and broaden students' worldviews; transfer the flavors and make and promote the appreciation and learning of Ceará popular culture; protect sabers and maintain appreciation of the figure of the Master of Culture. The main result of the project was the access and instruction of traditional popular culture, expanding the horizons of recognition and identity recognition of students, urging them to seek more and making them earrings, scholars, multipliers, acting and cultural, fostering the capture of cultural public policies from the perspective of the anthropological dimension of culture, that is, there was also a citizen formation. Finally, the project enforces Article 5 of Law No. 13,351 of 2003, making it a more effective policy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola com os mestres e mestras da culturapt_BR
dc.subjectTesouros vivos do Cearápt_BR
dc.subjectPatrimônio imaterialpt_BR
dc.titleO projeto Escola com os mestres e mestras da cultura a partir da perspectiva de seus sujeitospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa objetivou analisar o projeto “Escola com os Mestres e Mestras da Cultura” a partir da perspectiva dos diferentes sujeitos inseridos no ciclo dessa política pública, ou seja, gestor administrativo, coordenador da escola, Mestres e alunos. Como objetivos específicos apresentou-se: Descrever a política dos Tesouros Vivos da Cultura (Mestres da cultura) e o projeto “Escola com os Mestres e Mestras da Cultura”; Investigar a importância atribuída aos Tesouros Vivos da Cultura (Mestres da cultura) a partir da perspectiva de seus diferentes sujeitos e Discutir a importância atribuída ao projeto “Escola com os Mestres e Mestras da Cultura” a partir da perspectiva de seus diferentes sujeitos. A pesquisa se caracterizou como qualitativa realizando-se um estudo de caso por meio do trabalho de campo na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco. Os instrumentos de coleta de dados foram observação simples, diário de campo, entrevista e questionário, utilizando-se a triangulação para análise de dados. Concluiu-se que os sujeitos pesquisados veem o Mestre da Cultura como a figura que representa a materialização, valorização, preservação e transmissão da cultura tradicional popular que se auto produz e estima por meio da transferência do saber. Cada sujeito da política pública atribuiu uma importância diferenciada ao projeto: tendo a função de promover a cultura popular e territorial do bairro e tornar a escola um epicentro cultural; oportunizar o acesso da cultura popular e ampliar a visão de mundo dos alunos; transferir os saberes e fazeres e promover a valorização e o aprendizado da cultura popular cearense; proteger os saberes e manter a valorização da figura do Mestre da Cultura. O principal resultado do projeto foi proporcionar o acesso e instrução da cultura popular tradicional, expandindo os horizontes de conhecimento e reconhecimento identitário dos alunos, instigando-os a buscar mais e tornarem-se brincantes, estudiosos, multiplicadores, atuantes e produtores culturais, fomentando a reivindicação de políticas públicas culturais na perspectiva da dimensão antropológica da cultura, ou seja, também houve uma formação cidadã. Por fim, o projeto faz cumprir o artigo 5° da Lei nº 13.351 de 2003 tornando a política mais efetiva.pt_BR
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