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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A questão da comunicação de massa na Nova República brasileira
Autor(es): Melo, José Marques de
Palavras-chave: Nova República;Brasil;Meios de comunicação de massa;Comunicação de massa - Aspectos políticos
Data do documento: 1985
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Comunicação Social
Citação: MELO, José Marques de. A questão da comunicação de massa na Nova República brasileira. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 15, n. 1, p. 55-69, jan./jun. 1985.
Resumo: A instalação de um governo civil, depois de 21 anos de tutela dos militares em relação ao aparelho de Estado, tem mobilizado os diversos contingentes da sociedade brasileira para a construção do regime democrático. A Nova República, liderada pelo presidente Tancredo Neves, assume o compromisso de reordenar a vida política nacional, elaborando uma nova Constituição e restaurando a participação popular na escolha, por eleições diretas, dos governantes, em todos os níveis. A transição democrática no Brasil configura-se na posse do governo surgido de uma aliança entre as correntes de oposição ao regime militar e ocorre num momento de grave crise econômica, avultada pela dimensão da dívida externa e pelo pauperismo dos trabalhadores, vítimas de um prolongado arrocho salarial. Assim sendo, as questões prioritárias que se colocam nesta conjuntura são a do desemprego, da fome, da inflação, da desmilitarização, da liberdade, da soberania nacional. É natural que, além dessas, outras questões confluam ao leito dos debates, adquirindo maior ou menor projeção em decorrência das forças de pressão mobilizadas. Sintomaticamente, a questão da comunicação de massa emerge com intensidade, adquirindo expressão relevante se comparada a períodos anteriores, quando se reduziu a espaços exíguos. É inegável que essa projeção reflete a influência dos profissionais da área na produção do noticiário político. Mas ela traduz também um empenho dos setores políticos oposicionistas em participar das decisões que ocorrerão nesse setor, prenunciando um comportamento que retira a comunicação do estágio de questão secundária na ótica da militância político-partidária até agora dominante.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49088
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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