Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49058
Type: Capítulo de Livro
Title: Bastidores negros, cenários brancos: obstáculos e invisibilidades na difusão de produção negra e africana na mídia brasileira
Authors: Lima, Nayana Camurça de
Muniz, Túlio de Souza
Keywords: Raça;Brasil-Negros;Negros-Sociedade
Issue Date: 2018
Publisher: Plebeu Gabinete de Leitura/Pós-Graduação em História - UFC
Citation: LIMA,Nayana Camurça; MUNIZ, Túlio de Souza. Bastidores negros, cenários brancos: obstáculos e invisibilidades na difusão de produção negra e africana na mídia brasileira. In: RIBARD, Franck Pierre Gilbert (org.). Palavras e imagens de um encontro em torno do cinema Africano. Fortaleza: Plebeu Gabinete de Leitura/Pós-Graduação em História - UFC, 2018. p. 102-122.
Abstract in Brazilian Portuguese: Considerando o recorte raça/cor no Brasil, pretendemos relevar a problemática do acesso da população negra brasileira (54% do total, cf. IBGE 2016) na produção e nos meios de difusão de discursos na mídia – jornalismo, televisão, cinema –, seguindo o conceito de “corporeidade” proposto por Milton Santos: A corporeidade implica dados objetivos, ainda que sua interpretação possa ser subjetiva; a individualidade inclui dados subjetivos, ainda que possa ser discutida objetivamente. Com a verdadeira cidadania, cada qual é o igual de todos os outros e a força do indivíduo, seja ele quem for, iguala-se à força do Estado ou de outra qualquer forma de poder: a cidadania define-se teoricamente por franquias políticas, de que se pode efetivamente dispor, acima e além da corporeidade e da individualidade, mas, na prática brasileira, ela se exerce em função da posição relativa de cada um na esfera social. (SANTOS, 2000). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49058
ISBN: 978-85-93619-04-5
Appears in Collections:PPGH - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_capliv_nclimatsmuniz.pdf186,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.