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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Nayana Camurça de-
dc.contributor.authorMuniz, Túlio de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-26T14:44:29Z-
dc.date.available2019-12-26T14:44:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA,Nayana Camurça; MUNIZ, Túlio de Souza. Bastidores negros, cenários brancos: obstáculos e invisibilidades na difusão de produção negra e africana na mídia brasileira. In: RIBARD, Franck Pierre Gilbert (org.). Palavras e imagens de um encontro em torno do cinema Africano. Fortaleza: Plebeu Gabinete de Leitura/Pós-Graduação em História - UFC, 2018. p. 102-122.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-93619-04-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49058-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPlebeu Gabinete de Leitura/Pós-Graduação em História - UFCpt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectBrasil-Negrospt_BR
dc.subjectNegros-Sociedadept_BR
dc.titleBastidores negros, cenários brancos: obstáculos e invisibilidades na difusão de produção negra e africana na mídia brasileirapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando o recorte raça/cor no Brasil, pretendemos relevar a problemática do acesso da população negra brasileira (54% do total, cf. IBGE 2016) na produção e nos meios de difusão de discursos na mídia – jornalismo, televisão, cinema –, seguindo o conceito de “corporeidade” proposto por Milton Santos: A corporeidade implica dados objetivos, ainda que sua interpretação possa ser subjetiva; a individualidade inclui dados subjetivos, ainda que possa ser discutida objetivamente. Com a verdadeira cidadania, cada qual é o igual de todos os outros e a força do indivíduo, seja ele quem for, iguala-se à força do Estado ou de outra qualquer forma de poder: a cidadania define-se teoricamente por franquias políticas, de que se pode efetivamente dispor, acima e além da corporeidade e da individualidade, mas, na prática brasileira, ela se exerce em função da posição relativa de cada um na esfera social. (SANTOS, 2000). [...]pt_BR
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