Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4903
Tipo: Dissertação
Título : A natureza dos padrões de variação espaço-temporal do volume veicular em ambiente urbano: estudo de caso em Fortaleza
Título en inglés: The nature of the spatio-temporal variation patterns of traffic volume in the urban environment: case study in Fortaleza
Autor : Oliveira, Marcus Vinicius Teixeira de
Tutor: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palabras clave : Transportes;Engenharia de tráfego
Fecha de publicación : 2004
Citación : OLIVEIRA, M. V. T. A Natureza dos padrões de variação espaço-temporal do volume veicular em ambiente urbano: Estudo de caso em Fortaleza. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
Resumen en portugués brasileño: O dinamismo das atividades urbanas influencia diretamente a variabilidade temporal e espacial do fluxo de tráfego em sistemas viários urbanos, e o conhecimento desta variabilidade tem papel fundamental no controle efetivo do tráfego. Dessa forma, considerando que a natureza dos deslocamentos em ambientes urbanos constitui uma base conceitual essencial na engenharia de tráfego, e que o volume veicular nesse processo representa o carregamento viário, o conhecimento dos padrões de variação do volume de tráfego se apresenta como parte elementar no planejamento, projeto e operação da circulação viária. Nesse contexto, esta pesquisa de dissertação se propôs a avaliar as tendências de variação espaço-temporal do volume de tráfego veicular em uma amostra de vias arteriais urbanas da cidade de Fortaleza. Os dados de volume utilizados neste estudo de caso foram obtidos de uma rede de detectores indutivos de coleta contínua na área delimitada pelo controle centralizado de semáforos do CTAFOR (Controle de Tráfego em área de Fortaleza). As análises conduzidas nesta pesquisa procuraram relacionar as variações do volume com os períodos horários de pico, dias da semana e meses do ano,assim como a função da via e suas características operacionais e espaciais, buscando identificar as suas relações de causa e efeito. Acredita-se que este trabalho de pesquisa contribui no esclarecimento sobre as tendências de evolução do fluxo de tráfego a longo e curto prazo, e na identificação de condições típicas. Para tanto, verificou-se o efeito de fatores temporais e espaciais na variabilidade do volume veicular da área de estudo, elemento básico para subsidiar ações operacionais e estratégicas,bem como a tomada de decisão na gestão do trafego urbano.
Abstract: The dynamic behavior of urban activities affects both temporal and spatial variability of traffic flow in urban road systems. Knowing this variability is essential to effectively control the urban traffic. In this sense, considering that the nature ofthe urban trips is an essential issue to traffic engineering, the knowledge of the traffic volume variation patterns is fundamental to the traffic planning, design, and operation. Therefore, this research intends to assess the spatial/temporalvariation trends of traffic volumes in a sample of urban arterial streets in Fortaleza, Brazil. The traffic volume data used in this study were obtained from the loop detectors network of the centralized adaptive traffic signals of the Fortalezaís Urban Traffic Control Center (CTAFOR). The analyses conducted in this research tried to associate the variation of traffic volume with peak hour, days of the week, and months of the year, as well as with the road functional classification and its operational and spatial aracteristics,seeking to identify cause-effect relationships. The author believes that this research contributes to the understanding of trends of the traffic volume in short and long terms, as well as to the identification of the typical conditions. Therefore, analyses were conducted to verify the effects of the temporal and spatial factors on the traffic volume, which is fundamental to support strategic and operational actions, as well as to help decision makers to better manage urban traffic.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4903
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2004_dis_mvtoliveira.pdf5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.