Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49018
Tipo: | TCC |
Título : | Utilização do jogo “Quimitrilha” no ensino de química: relado de uma experiência na Escola Joaquim Alves. |
Título en inglés: | Using the game “Quimitrilha” in chemistry teaching: report of an experience at Joaquim Alves School. |
Autor : | Souza, Sara Ruthe de |
Co-asesor: | Barbosa, Francisco Geraldo |
Palabras clave : | Ensino de Química;Jogos didáticos;Clube da Química |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | SOUZA, Sara Ruthe de. Utilização do jogo “Quimitrilha” no ensino de química: relado de uma experiência na Escola Joaquim Alves. 2015. 38 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de química enfrenta vários desafios, principalmente, no tocante à busca por metodologias que possam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais eficiente e significativo para o estudante. Várias ferramentas têm sido criadas visando aumentar o interesse do estudante pela Química. Nesse contexto, o projeto Clube da Química (CluQui), surgiu na UFC como uma proposta dentro do ano Internacional da Química (AIQ-2011) com o objetivo de divulgar e popularizar a Química entre jovens da rede pública de ensino cearense. A primeira filial implantada pelo projeto encontra-se em plena atividade na Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves, recebendo suporte e apoio do Clube da Química - UFC. Usa várias estratégias para abordar os conceitos de química, através da realização de aulas práticas, visita aos laboratórios e aplicação de diversas atividades de caráter lúdico, dentre elas o jogo didático. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal aplicar um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo Clube de Química e avaliar sua eficácia como jogo didático. O jogo denominado de “quimitrilha” foi adaptado para trabalhar conteúdos introdutórios de química do p trabalhar conteúdos introdutórios de química do primeiro ano do ensino médio. O estudo envolveu a aplicação de um questionário de conhecimento prévio e pós realização da atividade lúdica didática. Para avaliar a utilização do jogo como ferramenta didática foi aplicado um questionário composto com questões elaboradas com base na escola Likert e questões subjetivas: com base nos resultados obtidos com o jogo “quiimitrilha” foi possível observar que os jogos didáticos podem servir como uma ferramenta metodológica para o ensino de Química. |
Abstract: | Chemistry teaching faces several challenges, especially regarding the search for methodologies that can help the teaching-learning process, making it more efficient and meaningful for the student. Several tools have been created to increase student interest in chemistry. In this context, the Chemistry Club project (CluQui), emerged at UFC as a proposal within the International Chemistry Year (AIQ-2011) with the objective of disseminating and popularizing Chemistry among young people from public schools in Ceará. The first branch implemented by the project is in full swing at Joaquim Alves Elementary and High School, receiving support and support from the Chemistry Club - UFC. It uses various strategies to approach the concepts of chemistry, by conducting practical classes, visiting the laboratories and applying various activities of a playful nature, among them the didactic game. Thus, this work aimed to apply a board game developed by the Chemistry Club and evaluate its effectiveness as a didactic game. The so-called “chemitrile” game was adapted to work introductory chemistry contents of the p work chemistry introductory contents of the first year of high school. The study involved the application of a questionnaire of prior knowledge and post performance of the didactic playful activity. To evaluate the use of the game as a didactic tool was applied a questionnaire composed with questions elaborated based on the Likert school and subjective questions: based on the results obtained with the game “chimitrile” it was possible to observe that the didactic games can serve as a methodological tool for teaching chemistry. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49018 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_srsouza.pdf | 9,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.