Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48971
Type: TCC
Title: Proposta de atividades experimentais para o entendimento de conceitos de cinética química
Title in English: Proposal of experimental activities for the understanding of chemical kinetics concepts
Authors: Almeida, Edmilson de Sousa
Advisor: Romero, Francico Belmino
Keywords: Material alternativo.;Atividades experimentais simples;Cinética química;Aprendizagem cooperativa
Issue Date: 2015
Citation: ALMEIDA, Edmilson de Sousa. Proposta de atividades experimentais para o entendimento de conceitos de cinética química 2015. 46 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Química é uma das áreas da Ciência na qual os discentes encontram maiores dificuldades para compreenderem os fundamentos teóricos. No entanto, essa compreensão pode ser facilitada quando os alunos são submetidos à realização de atividades experimentais. Porém, essas atividades laboratoriais são, na maioria das vezes, caras e de difícil acesso. Como medida de contornar esse problema, muitos educadores trabalham na tentativa de elaborar aulas experimentais utilizando materiais alternativos para serem aplicadas ao ensino de Química para os alunos do ensino médio. Nesse sentido, este trabalho descreve a elaboração de aulas práticas utilizando materiais alternativos como ferramenta para auxiliar o professor na transmissão do conhecimento e facilitar a compreensão dos alunos no conteúdo teórico dos conceitos de cinética química, especificamente os fatores que afetam a velocidade de reação química como natureza e concentração dos reagentes e temperatura. Para tanto foram utilizados materiais alternativos de tratamento capilares como água oxigenada, pó-descolorante e mechas de cabelos. Os resultados mostraram que os procedimentos experimentais podem ser aplicados aos alunos da educação básica na certeza de que eles terão uma ferramenta poderosa como aliada para melhorar a compreensão dos conceitos de cinética química, podendo o professor utilizar métodos de aprendizagem cooperativa para melhorar ainda mais o poder de abstração dos conteúdos de Química.
Abstract: Chemistry is one of the areas of science which the students have found more difficulties to understand the theoretical fundamentals. However, many educators have been working on elaborate experimental classes using alternative materials for application in high school chemistry education. In this sense, the present work describes the development of practical classes as a tool for improving teacher quality and classroom practice, to facilitate students' understanding of the theoretical content of chemical kinetics concepts. To make chemistry easy conducting experiments in class, with discussions before, during, and after the experiments is an effective and enjoyable way of moving from passive to active learning. However, classroom experiments might be expensive. In order to see the effect of the chemical reaction speed, nature and concentration of reactants and temperature. Alternative materials were used for the experimental classroom: products for hair treatment which contains hydrogen peroxide. The results showed that those easy-found products can be used in experimental classroom efficiently in order to improve the understanding of chemical kinetics concepts, allowing the teacher to use cooperative learning methods to further improve it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48971
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_esalmeida.pdf2,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.