Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48914
Tipo: | TCC |
Título : | Fabricação de detergente como tema gerador de ensino e aprendizagem em química. |
Título en inglés: | Detergent manufacturing as a theme for chemistry teaching and learning. |
Autor : | Diógenes, David Oliveira. |
Co-asesor: | Vidal, Ruth Maria Bomfim |
Palabras clave : | Química;Ensino Médio;Detergente. |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | DIÓGENES, David Oliveira. Fabricação de detergente como tema gerador de ensino e aprendizagem em química. 2017. 53 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Uma das dificuldades constantes dos educadores, na atualidade, é a possibilidade de realização de aulas práticas nas escolas públicas principalmente. As aulas experimentais de química no ensino médio continuam complexas, seja pela ausência de materiais ou até mesmo de infraestrutura. Alguns alunos visam como uma “diversão intelectual”, sem conexão dos experimentos com suas vivências ou assuntos discutidos em classe. A aula experimental em Química pode ser apontada como um plano pedagógico que tem a função de gerar questionamentos, discussões, problemas e buscas de explicações para os fatos observados, proporcionando o crescimento do aspecto macroscópico verificado para o microscópico. Essas aulas são maneiras eficientes de ensinar e aprimorar a percepção dos conteúdos de Química. Assim, ao final da pesquisa pretende-se responder a seguinte problemática: como as aulas práticas podem auxiliar no ensino e aprendizado da disciplina de química no ensino médio? Como objetivo geral pretende-se fazer um comparativo do aprendizado do aluno a partir de uma aula prática sobre a fabricação do detergente, sendo para isso estabelecido os seguintes objetivos específicos: avaliar o conhecimento prévio à cerca do tema, dos estudantes, por meio de questionário específico; aplicar um questionário para identificar a percepção dos alunos quanto a disciplina de Química; realizar aula expositiva abordando o assunto de funções químicas e história e aspecto do detergente; desenvolver uma aula prática com os alunos sobre a fabricação do detergente; avaliar por meio de questionário o conhecimento adquirido pelos estudantes após a oficina. Este trabalho descreve em uma aula prática de fabricação simples de detergente, tendo como propósito relacionar teoria e a prática de alguns conteúdos de Química do 3º ano do Ensino Médio, estimulando a contextualização no dia a dia dos estudantes. Ao final do estudo constatou-se que os alunos aprendem com mais facilidade os conteúdos nas aulas práticas, sendo uma importante metodologia que deve ser conduzida conforme a proposta do PCN. |
Abstract: | One of the constant difficulties of the educators, at the present time, is the possibility of realizing practical classes in the public schools mainly. Experimental chemistry classes in high school continue to be complex, either due to lack of materials or even to infrastructure. Some students aim at an "intellectual fun," no connection of experiments with their experiences or subjects discussed in class. The experimental class in Chemistry can be described as a pedagogical plan that has the function of generating questions, discussions, problems and search for explanations for the observed facts, providing the growth of the macroscopic aspect verified for the microscopic. These classes are efficient ways to teach and improve the perception of Chemistry contents. Thus, at the end of the research it is intended to answer the following problem: how can the practical classes help in teaching and learning the discipline of chemistry in high school? As a general objective, we intend to make a comparison of student's learning from a practical class on the detergent manufacturing. For this purpose, the following specific objectives were established: to evaluate the students' prior knowledge about the subject by means of a questionnaire specific; Applying a questionnaire to identify students' perceptions of chemistry discipline; Conduct lectures on the subject of chemical functions and the history and appearance of the detergent; Develop a hands-on class with students about the manufacture of detergent; To evaluate by means of a questionnaire the knowledge acquired by the students after the workshop. This work describes in a practical class of simple detergent manufacture, with the purpose of relating theory and practice of some chemistry contents of the 3rd year of high school, stimulating the students' day-to-day contextualization. At the end of the study, it was found that students learn the content more easily in the practical classes, being an important methodology that should be conducted according to the proposal of the PCN. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48914 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_dodiogenes.pdf | 672,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.