Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866
Tipo: Resumo
Título : Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
Autor : Franca, Roberta Cavalcante de
Santana, Ana Carmen de Souza
Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Rocha, Mirley Nádila Pimentel
Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : WebRádio;Narrativas;Crid
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : FRANCA, Roberta Cavalcante de et al. Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho versa sobre a apresentação de duas formações ministradas pelo projeto de extensão da UFC, Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, financiada pelo CNPQ, e que têm como tema WebRádio. As formações são pensadas e executadas por bolsistas de graduação e coordenadoras graduadas e pós-graduas dos campos da Comunicação e da Educação. O público do curso é formado por gestores dos CRID - pessoas da comunidade responsáveis pelo CRID - e seguem uma sequência chamada Fedathi (Borges Neto, 2013). As duas formações têm como padrão a construção de narrativas escolhidas para serem escritas, gravadas, editadas e postadas na WebRádio do Assentamento Che Guevara, em Ocara-Ce. A diferença está na construção destas narrativas. Uma delas, na primeira formação, está focada em histórias pessoais sobre a vida dos gestores. Eles puderam escolher uma história de vida para contar, escrever e gravar. A segunda formação está focada na construção de narrativas em grupo. Neste momento, os gestores escreveram juntos um só texto sobre quais os interesses e impactos do projeto na vida deles e da comunidade. Como referencial teórico, para tratar da opção por uma proposta educativa e comunicativa, nos voltamos para leituras em Educomunicação (SOARES, 2011); dialogamos com Kaplún (1998) em sua “pedagogía de la comunicacíon”; e, sobre o educador colocar-se como mediador de conhecimento, a proposta de metodologia mão-no-bolso (Borges Neto, 2001). Para auxiliar a análise bibliográfica, usamos os documentos de planejamento e relatoria das duas formações. Percebemos que houveram muitas dificuldades técnicas que atrapalharam a plena execução do que foi planejado, porém, observamos um interesse pela escrita, uma produção colaborativa do texto, um estímulo ao trabalho em grupo, um exercício de ouvir a própria voz, a valorização do sotaque local e do jeito simples de falar, além da aprendizagem técnica sobre Audacity e uma nova utilização da gravação de som via Whatsapp.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_rcfranca.pdf51,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.