Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Franca, Roberta Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | Santana, Ana Carmen de Souza | - |
dc.contributor.author | Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha | - |
dc.contributor.author | Rocha, Mirley Nádila Pimentel | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T16:52:31Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T16:52:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FRANCA, Roberta Cavalcante de et al. Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | WebRádio | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Crid | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho versa sobre a apresentação de duas formações ministradas pelo projeto de extensão da UFC, Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, financiada pelo CNPQ, e que têm como tema WebRádio. As formações são pensadas e executadas por bolsistas de graduação e coordenadoras graduadas e pós-graduas dos campos da Comunicação e da Educação. O público do curso é formado por gestores dos CRID - pessoas da comunidade responsáveis pelo CRID - e seguem uma sequência chamada Fedathi (Borges Neto, 2013). As duas formações têm como padrão a construção de narrativas escolhidas para serem escritas, gravadas, editadas e postadas na WebRádio do Assentamento Che Guevara, em Ocara-Ce. A diferença está na construção destas narrativas. Uma delas, na primeira formação, está focada em histórias pessoais sobre a vida dos gestores. Eles puderam escolher uma história de vida para contar, escrever e gravar. A segunda formação está focada na construção de narrativas em grupo. Neste momento, os gestores escreveram juntos um só texto sobre quais os interesses e impactos do projeto na vida deles e da comunidade. Como referencial teórico, para tratar da opção por uma proposta educativa e comunicativa, nos voltamos para leituras em Educomunicação (SOARES, 2011); dialogamos com Kaplún (1998) em sua “pedagogía de la comunicacíon”; e, sobre o educador colocar-se como mediador de conhecimento, a proposta de metodologia mão-no-bolso (Borges Neto, 2001). Para auxiliar a análise bibliográfica, usamos os documentos de planejamento e relatoria das duas formações. Percebemos que houveram muitas dificuldades técnicas que atrapalharam a plena execução do que foi planejado, porém, observamos um interesse pela escrita, uma produção colaborativa do texto, um estímulo ao trabalho em grupo, um exercício de ouvir a própria voz, a valorização do sotaque local e do jeito simples de falar, além da aprendizagem técnica sobre Audacity e uma nova utilização da gravação de som via Whatsapp. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rcfranca.pdf | 51,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.