Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48743
Tipo: Resumo
Título: Conding: projeto de ensino de computação direcionado ao ensino médio público
Autor(es): Leite Neto, Otacilio Bezerra
Apolonio, Matheus Magalhães
Osterno, Manuel Adahil Muniz
Rocha, Lincoln Souza
Palavras-chave: Ensino profissionalizante;Computação;Programação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LEITE NETO, Otacilio Bezerra Leite et al. Conding: projeto de ensino de computação direcionado ao ensino médio público. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Reconhece-se, frente à crescente presença da Computação no cotidiano global, a importância de amadurecer os conhecimentos nessa área para as futuras gerações da sociedade. Com tal motivação, o Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Computação desenvolveu o programa “Coding: Informática nas Escolas”. Esse referido programa selecionou, através de avaliações realizadas pela Secretaria de Educação do Estado, alunos de escolas profissionalizantes do município de Fortaleza, Ceará, com o intuito de ministrar aulas expositivas e atividades práticas que aperfeiçoem suas habilidades em Algoritmos e Programação de Computadores, além de propiciar incentivos e preparações para que os mesmos participem da Olimpíada Cearense de Informática (OCI) e da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). São realizadas aulas sobre Programação Estruturada, Programação Orientada a Objetos, além de Algoritmos e Lógica da Programação, sendo utilizado as linguagens de programação C++ e Java como ferramenta para implementação das atividades. Objetiva-se que as experiências e conhecimentos dos instrutores, estudantes de graduação de cursos relacionados à Computação, sejam integradas aos conhecimentos dos estudantes procedentes do Ensino Público, provendo uma formação complementar e construindo um ambiente próximo ao nível superior, desmistificando diversas aplicações científicas, comerciais e culturais da Ciência da Computação. Como medida avaliativa, nesse aspecto, será considerado a performance dos alunos nas edições de 2016 das duas Olimpíadas de Informática já citadas, além de sazonais avaliações internas a fim de mensurar a absorção de determinados conteúdos. Efetivamente, se observa um crescimento da turma nas suas capacidades e talentos relacionados à computação, constatando os benefícios que o aprendizado complementar proposto pelo programa pode trazer a estudantes interessados na área, além de possibilitar uma divulgação educacional dessa ciência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48743
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_oblneto.pdf50,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.