Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48577
Type: TCC
Title: Proposta de contextualização no ensino de química através de oficinas direcionadas ao ENEM
Title in English: Proposed contextualization in chemistry teaching through workshops directed to ENEM
Authors: Lobão, Josiane Bezerra da Silva
Advisor: Filho, Francisco Audísio Dias
Keywords: Atividades experimentais;Guia prático;Ensino de Química e cotidiano;ENEM
Issue Date: 2015
Citation: LOBÃO, Josiane Bezerra da Silva. Proposta de contextualização no ensino de química através de oficinas direcionadas ao ENEM. 2015. 77 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Química tem como essência o caráter experimental, desta forma, tornase indispensável o uso de atividades práticas que possam envolver o aluno nos domínios dessa ciência. No presente trabalho buscou-se produzir oficinas direcionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como proposta para aulas práticas diferenciadas. Investigando as provas de ciências da natureza do ENEM, observou-se uma série de conteúdos frequentemente abordados e formularam-se oficinas para compreender tais assuntos, dos quais, escolheram-se quatro para posterior aplicação. As oficinas foram executadas em um laboratório da escola EEFM Doutor César Cals, localizada em Fortaleza, Ceará, com uma amostra de 18 alunos do 3º Ano do Ensino Médio, nas quais foram tratados os seguintes conteúdos: Cálculo Estequiométrico, Concentração das Soluções, Funções Orgânicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos. Os temas das oficinas aplicadas foram, respectivamente, Um Comprimido e Estequiometria, A Química dos Perfumes, A Química dos Medicamentos e Combustíveis e Orgânica. Preocupandose em garantir um caráter teórico, analista e prático, foram lançadas estratégias para a realização do projeto, tais como, explanação do conteúdo, discussão sobre o tema proposto e produção de um experimento que instigue o aluno a resolver um questionamento e a compreender algum fenômeno que se relaciona ao cotidiano. Foram utilizados questionários para avaliar a eficácia das oficinas, recolhendo-se impressões e sugestões dos alunos. Observou-se o comportamento dos estudantes frente as discussões e as realizações dos experimentos práticos. Percebeu-se uma grande necessidade de um maior embasamento teórico dos conteúdos tratados para que os estudantes tenham maior proveito das oficinas. Sugeriu-se ainda um sistema de monitoria para auxiliar o docente no laboratório e assistir os alunos em suas dificuldades nos conteúdos de Química.
Abstract: The Chemistry has the essence of the experimental character, in this way, it becomes necessary to use hands-on activities that may involve students in the fields of this science. In this study we sought to produce workshops directed to the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) as a proposal for differentiated practical classes. Investigating the exam of natural sciences of ENEM, there was a series of often approached contents and made up workshops to understand such matters, of which four were chosen for further application. The workshops were carried out in a laboratory of a public school located in Fortaleza, Ceará, with a sample of 18 students of the 3rd high school year in which the following contents were treated: Calculation stoichiometric, Concentration of Solutions, Organic Functions and Properties of Organic Compounds. The themes of the workshops were applied, as showed, A Pill and Stoichiometry, The Chemistry of Fragrances, Chemistry of Medicines and Fuels and Organic. Respectively it is worrying to ensure a theoretical character, analyst and practical, strategies were launched to carry out the project, such as content of explanation, discussion on the theme and production of an experiment that instigates the student to solve a question and understand a phenomenon that relates to everyday life. Questionnaires were used to assess the effectiveness of workshops, collecting impressions and suggestions from students. We observed the behavior of the students with discussions and practical experiments achievements. It was noticed a great need for more theoretical basis of the contents treated for students to take full advantage of the workshops. It also suggested a monitoring system to assist the teacher in the lab and assist students in their difficulties in Chemistry content.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48577
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_jbslobao.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.