Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48559
Type: Capítulo de Livro
Title: Cultura de paz e ensino religioso: desafios, perspectivas e contribuições
Authors: Leão, Francisco Daniel Pereira
Souza, Cezar Peres de
Keywords: Ensino Religioso;Cultura de Paz;Educação
Issue Date: 2014
Publisher: Edições UFC
Citation: LEÃO, Francisco Daniel Pereira; SOUZA, Cezar Peres de. Cultura de paz e ensino religioso: desafios, perspectivas e contribuições. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 102-114.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ambiente escolar é um espaço em que circulam não somente conhecimentos científicos, acumulados nos decorrer da História, mas também, sentimentos, desejos, preconceitos, doutrinas, problemas pessoais e de trabalho, posições políticas e religiosas, crianças, adolescentes, jovens e adultos, que tentam conviver num universo efervescente, marcado por conflitos. Não é a função da escola homogeneizar uma visão de mundo, destituindo o ser humano de sua infinitude, como falava Paulo Freire (1983). É objetivo do espaço escolar educar cidadãos que possam conviver pacificamente em sociedade, e que em vez de cerrar os punhos e pegar em armas possam dialogar. Conflitos internos e externos estão presentes na existência de cada pessoa, sendo necessários para a evolução espiritual, social, biológica, racional e em todas as dimensões que circundam a condição humana. Saber administrar os conflitos e crescer com eles, sem prejudicar o outro, esse é o desafio maior do ato de educar.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48559
ISBN: 978-85-7282-602-0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_capliv_fdpleãocpsouza.pdf7,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.