Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48559
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Cultura de paz e ensino religioso: desafios, perspectivas e contribuições
Autor(es): Leão, Francisco Daniel Pereira
Souza, Cezar Peres de
Palavras-chave: Ensino Religioso;Cultura de Paz;Educação
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LEÃO, Francisco Daniel Pereira; SOUZA, Cezar Peres de. Cultura de paz e ensino religioso: desafios, perspectivas e contribuições. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 102-114.
Resumo: O ambiente escolar é um espaço em que circulam não somente conhecimentos científicos, acumulados nos decorrer da História, mas também, sentimentos, desejos, preconceitos, doutrinas, problemas pessoais e de trabalho, posições políticas e religiosas, crianças, adolescentes, jovens e adultos, que tentam conviver num universo efervescente, marcado por conflitos. Não é a função da escola homogeneizar uma visão de mundo, destituindo o ser humano de sua infinitude, como falava Paulo Freire (1983). É objetivo do espaço escolar educar cidadãos que possam conviver pacificamente em sociedade, e que em vez de cerrar os punhos e pegar em armas possam dialogar. Conflitos internos e externos estão presentes na existência de cada pessoa, sendo necessários para a evolução espiritual, social, biológica, racional e em todas as dimensões que circundam a condição humana. Saber administrar os conflitos e crescer com eles, sem prejudicar o outro, esse é o desafio maior do ato de educar.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48559
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_fdpleãocpsouza.pdf7,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.