Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48559
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Cultura de paz e ensino religioso: desafios, perspectivas e contribuições |
Autor(es): | Leão, Francisco Daniel Pereira Souza, Cezar Peres de |
Palavras-chave: | Ensino Religioso;Cultura de Paz;Educação |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | LEÃO, Francisco Daniel Pereira; SOUZA, Cezar Peres de. Cultura de paz e ensino religioso: desafios, perspectivas e contribuições. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 102-114. |
Resumo: | O ambiente escolar é um espaço em que circulam não somente conhecimentos científicos, acumulados nos decorrer da História, mas também, sentimentos, desejos, preconceitos, doutrinas, problemas pessoais e de trabalho, posições políticas e religiosas, crianças, adolescentes, jovens e adultos, que tentam conviver num universo efervescente, marcado por conflitos. Não é a função da escola homogeneizar uma visão de mundo, destituindo o ser humano de sua infinitude, como falava Paulo Freire (1983). É objetivo do espaço escolar educar cidadãos que possam conviver pacificamente em sociedade, e que em vez de cerrar os punhos e pegar em armas possam dialogar. Conflitos internos e externos estão presentes na existência de cada pessoa, sendo necessários para a evolução espiritual, social, biológica, racional e em todas as dimensões que circundam a condição humana. Saber administrar os conflitos e crescer com eles, sem prejudicar o outro, esse é o desafio maior do ato de educar.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48559 |
ISBN: | 978-85-7282-602-0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_fdpleãocpsouza.pdf | 7,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.