Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48504
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: formação em cultura de paz para educadores de capoeira |
Autor : | Rodrigues, Lúcia Vanda Matos, Kelma Socorro Lopes de |
Palabras clave : | Educação para a Paz;Capoeira;Cidadania e Educação |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | RODRIGUES, Lúcia Vanda; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: formação em cultura de paz para educadores de capoeira. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 38-49. |
Resumen en portugués brasileño: | Ampliar espaços de formação em cultura de paz e multiplicar educadores comprometidos com a educação para a paz surgem como iniciativas indispensáveis para estimular uma nova forma de pensar, sentir e fazer das pessoas que colaboram para a construção de uma sociedade mais harmônica, fraterna, justa e engajada na promoção constante da paz. Diante disso, pensamos que a cultura da paz para ser estabelecida exige o preparo de grupos que possam atuar nas mais diversas áreas da sociedade, a fim de educar para a paz. Se somos responsáveis pelo contexto atual de vários malefícios como a desigualdade, a destruição ambiental, a miséria, entre outros, também somos os responsáveis para encetar transformações que precisam ser realizadas para mudar o que está posto. Foi pensando nisso que nos dispusemos à realização do projeto de doutorado intitulado: Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: Formação de Educadores da Associação Zumbi Capoeira em Cultura de Paz. Neste estudo realizamos uma formação com 20 educadores dessa instituição, no intuito de contribuir para uma transformação qualitativa em suas práticas pedagógicas, de forma que depois da intervenção de cunho forrnativo, eles possam inserir no cotidiano do ensino da capoeira elementos constituintes de uma educação para a paz, colaborando para a construção de uma Cultura de Paz nos núcleos em que trabalham, na comunidade em que estão localizados esses núcleos, na cidade onde essas comunidades estão situadas, e assim por diante.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48504 |
ISBN : | 978-85-7282-602-0 |
Aparece en las colecciones: | DFE - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_lvrodriguesksalmatos.pdf | 6,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.