Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48475
Tipo: Dissertação
Título : Sistema modulado e flexível: O Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará
Autor : Silva, Natália Batista da
Co-asesor: Jucá Neto, Clovis Ramiro
Palabras clave : Modulação;Flexibilidade;Sistemas arquitetônicos;Campus do Pici;Universidade Federal do Ceará.
Fecha de publicación : dic-2019
Editorial : UFC
Citación : SILVA, N. B. da. Sistema modulado e flexível: O Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. 184 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa analisa o projeto de arquitetura e urbanismo do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará atento a presença dos conceitos de modulação, flexibilidade e sistemas arquitetônicos. Para embasamento teórico esclareceu-se tais conceitos, além de destacá-los em algumas obras de instituições universitárias como o Instituto de Tecnologia de Illinois em Chicago, a Universidade Livre de Berlim e o conjunto de edifícios educacionais modulares no Campus da Pampulha na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Considerando o contexto nacional da década de 1960, de ampliação e reestruturação do ensino superior brasileiro conhecido como Reforma Universitária, o trabalho aborda a difusão do modelo de campus universitário no Brasil inter-relacionando com as instruções do Manual de Atcon. Em seguida, investiga-se a configuração espacial do campus por meio de fontes primárias (desenhos originais, fotografias, relatórios) e secundárias identificando elementos morfológicos do campus, características do zoneamento geral, disposição dos blocos, integração dos edifícios com as passarelas e padronização das tipologias. O trabalho contribui para a documentação do Campus do Pici, contextualizando historicamente a sua criação, buscando as bases conceituais do processo de projetação, examinando a sua materialidade construída com o intuito de entender o desenho proposto e como de fato foi executado.
Abstract: This research analyzes the architecture and urbanism project of the Pici Campus of the Federal University of Ceará aware of the presence of the concepts of modulation, flexibility and architectural systems. These concepts have been clarified for theoretical background, as well as highlighting them in some works by university institutions such as the Illinois Institute of Technology in Chicago, the Free University of Berlin and the set of modular educational buildings at the Pampulha Campus at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Considering the national context of the 1960s, the expansion and restructuring of the Brazilian college education known as University Reform, this work addresses the diffusion of the university campus model in Brazil interrelating with the instructions of the Atcon Manual. The campus spatial configuration is then investigated through primary (original drawings, photographs, reports) and secondary sources identifying campus morphological elements, general zoning characteristics, block layout, building integration with walkways, and standardization of typologies. The work contributes to the documentation of Pici Campus, historically contextualizing its creation, seeking the conceptual basis of the projection process, examining its materiality built in order to understand the proposed design and how it was actually executed.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48475
Aparece en las colecciones: DAUD - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_Diss_nbdasilva.pdf52,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.