Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48411
Type: | TCC |
Title: | Uma análise de atividades experimentais presentes em livros didáticos de química do ensino médio |
Title in English: | An analysis of experimental activities in high school chemistry textbooks |
Authors: | Silva, Francisco de Assis Maciel da |
Advisor: | Cunha, Pablyana Leyla Rodrigues da |
Keywords: | Atividades Experimentais;Livro Didático;Experimentos;Avaliação do livro didático |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Francisco de Assis Maciel da. Uma análise de atividades experimentais presentes em livros didáticos de química do ensino médio. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O livro didático é uma das mídias impressas que se compõe pela organização do currículo em área especifica, daí sua importância como suporte de consulta de maior acessibilidade do aluno e como elemento principal norteador da prática pedagógica do professor. Desse modo, o presente trabalho visa realizar uma pesquisa exploratória em quatro coleções de química indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático- PNLD de 2018. A pesquisa foca na avaliação do livro didático de química, quanto a quantidade de atividades experimentais e quais tipos são abordadas em cada atividade. As coleções avaliadas foram identificadas como L1, L2, L3 e L4, onde foram encontrados respectivamente 23, 62, 26 e 25 experimentos. Os tipos de atividades experimentais foram catalogados em: Atividades de demonstração (realizada pelo o professor); Atividades de verificação(objetivo de conformar alguma lei ou teoria); Atividades de Investigação (exigem grande participação do aluno); Atividades ilustrativas(utilizados para ilustrar princípios e leis) e Atividades técnicas (atividades que abordam tema sobre segurança de laboratório). Comparando as séries das coleções se percebe uma diminuição dos experimentos quando os anos aumentam, destacando o último ano de cada coleção como o que tem menos experimentos. Observa também o elevado percentual de atividades de verificação em todas as coleções, uma vez que todos os autores comentam a importância da atividade de investigação e que esta atividade é a que melhor atua no processo de construção do conhecimento por exigir bastante participação do aluno. Em síntese, as atividades de experimentais não se mostraram tão expressiva. |
Abstract: | The textbook is one of the printed media that is composed by the organization of the curriculum in specific area. Hence its importance as a support of consultation of greater accessibility of the student and as the main guiding element of the pedagogical practice of the teacher. Thus, the present work aims to conduct an exploratory research in four collections of chemistry indicated by the National Plan of the Didactic Book - PNLD of 2018. The research focuses on the evaluation of the didactic book of chemistry, regarding the amount of experimental activities and what types are approached in each activity. The evaluated collections were identified as L1, L2, L3 and L4, where 23, 62, 26 and 25 experiments were found respectively. The types of experimental activities were cataloged in: Demonstration activities (performed by the teacher); Verification activities (aim to conform to some law or theory); Research Activities (require high student participation); Illustrative activities (used to illustrate principles and laws) and Technical activities (activities that address the topic of laboratory safety). Comparing the series of collections shows a decrease of the experiments when the years increase, highlighting the last year of each collection as the one that has less experiments. It also observes the high percentage of verification activities in all collections, since all the authors comment on the importance of the research activity and that this activity is the one that best acts in the process of knowledge construction because it requires a lot of student participation. In summary, experimental activities were not as expressive. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48411 |
Appears in Collections: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_famsilva.pdf | 632,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.