Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48177
Tipo: TCC
Título: Conhecendo e tecendo reflexões sobre as vivências em educação sexual dos alunos de Ciências Biológicas
Autor(es): Mesquita, Amanda Hellen Gomes de
Orientador: Feitosa, Raphael Alves
Palavras-chave: Educação sexual;Vivências;Ensino de biologia
Data do documento: 2017
Citação: MESQUITA, Amanda Hellen Gomes de. Conhecendo e tecendo reflexões sobre as vivências em educação sexual dos alunos de Ciências Biológicas. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Percebendo a relevância que a Educação Sexual apresenta no universo escolar, local onde o professor atua como um orientador, buscamos conhecer as práticas docentes dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará sobre o respectivo tema. Assim, investigamos as reflexões dos mesmos mediante suas ações, conhecer a forma como estão se preparando para lecionar o assunto, apresentar suas opiniões sobre as contribuições que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para sua formação docente. Foram realizadas entrevistas com os alunos que trabalharam Educação Sexual durante os estágios supervisionados ou em alguma prática docente realizada em outros projetos. A entrevista seguiu um roteiro de três partes: Identificação do Aluno; Opiniões e Vivências durante o curso; Perspectiva da futura prática docente. Foi constatado que os entrevistados reconhecem a importância e o interesse dos alunos das escolas públicas no assunto. A maioria busca apoio para planejar suas aulas em materiais encontrados na internet por conta própria, com exceção de alguns membros da bolsa Pibid, os quais conseguiam materiais com a ajuda de seus orientadores de bolsa. A maioria reconhece a importância de se tratar a temática da sexualidade e que ajudem a promover o respeito e igualdade em sala de aula. Porém, nem todos se consideram preparados para abordar tais assuntos como questão de gênero, homofobia, violência sexual. Os entrevistados citaram a falta de espaço que o tema tem durante a graduação, que não existe discussão dentro de nenhuma disciplina do curso. Consideramos então, que a Educação Sexual faz parte da trajetória acadêmica de muitos alunos do curso e que esses acabam por se prepararem por conta própria ou por conseguirem apoio em outras atividades. Desse modo, seria interessante que o curso promovesse mais debates e discussões acerca do tema, a fim de contribuir para uma melhor preparação dos futuros docentes.
Abstract: Realizing the relevance that Sexual Education presents a school universe, where the teacher acts as a guide, it was sought to know as teaching practices of undergraduate students in Biological Sciences of the Federal University of Ceará on the respective theme. One can find out how their reflections through their actions, know a way is being prepared to teach the subject and present their opinions on the contributions to the licentiate course in Biological Sciences in their training to play role. It was conducted in interviews with students and labor. Sex education during internships or in practice. The interview followed a three-part script: Student Identification, Opinions and experiences during the course and Perspective of future teaching practice. It was found that the interviewees recognized the importance and the interest of the students in the subject. Most seek support to prepare their classes on materials found on the internet on their own, with the exception of Pibid scholarship items that got materials with the help of their scholarship advisers. Most recognize the importance of addressing sexuality issues that help promote equality in the classroom. However, not everyone considers themselves prepared to address such as gender, homophobia, sexual violence. Interviewees cite the lack of space that has theme during a graduation, there is no discussion within any course discipline. It is then considered that Sexual Education is part of the academic trajectory of many students of the course and that they end up preparing themselves or getting support in other activities. It would be interesting for the course to promote more debates and discussions on the subject, an end to contribute to a better version of future teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48177
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_ahgmesquita.pdf397,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.