Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48019
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | O desconhecido das operações concretas e os números fracionários |
Autor : | Santos, Maria José Costa dos Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Educação;Ensino de matemática;Números fracionários;Operações concretas |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | UFC Edições |
Citación : | SANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. O desconhecido das operações concretas e os números fracionários. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p.190-199. |
Resumen en portugués brasileño: | Muitos estudos sobre os números fracionários têm sido realizados nos últimos anos. Aqui no Brasil, podemos citar os estudos de Santos (2005), Catalani(2002), Miguel e Miorim(1986), Centruión (2002) e em outros países Carraher (1991), Bryant e Nunes (1997) e Nunes(2003), dentre outros. Porém é fato que ainda hoje o conteúdo dessa temática é um problema tanto no ensino como na aprendizagem. Em geral os educadores iniciam o ensino do conceito de fração por técnicas e não se preocupam ou colocam em segundo plano os aspectos psicológicos (cognitivos) desenvolvidos pela criança. Quando há essa preocupação, o educador busca direcionar seu trabalho para a motivação. Esse fato é uma conseqüência da má formação que o professor teve tanto na sua vida escolar no ensino fundamental como também na universidade que o formou. (...) Ainda em nossas pesquisas, verificamos que o educador reproduz em sala de aula o que vivenciou: um ensino mecânico e norteado por fórmulas, regras preestabelecidas direcionado para provas, em que os resultados são artificiais e não se centram na formação do desenvolvimento lógico matemático do educando. Desconsidera o desenvolvimento mental da criança, como fator essencial para escol ha das atividades que devem ser trabalhadas nesse ensino. (...) |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48019 |
ISBN : | 85-7282-194-5 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_capliv_mjcsantoshbneto.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.