Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47873
Tipo: | Resumo |
Título : | Marcas de Clio |
Autor : | Araujo, Diego Cavalcanti Cerqueira, Lucas Vitoriano Lopes Fonteneles, Kalil Tavares Almeida, Felipe Barbosa de Rios, Kenia Sousa |
Palabras clave : | Fontes;Epistemologia;Metodologia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | ARAUJO, Diego Cavalcanti et al. Marcas de Clio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
Resumen en portugués brasileño: | O Projeto “Marcas de Clio” tem como o objetivo proporcionar palestras com professores e pesquisadores da área de história, como também de demais áreas. Nos encontros, são debatidas, junto a profissionais especializados, questões importantes relacionadas ao trato das fontes, fornecendo instrumental e reflexão sobre a importância das relações do historiador com a teoria, com a empiria e com os procedimentos metodológicos. Entendendo que a pesquisa é uma das áreas de atuação dos historiadores, corroboramos a importância destes debates para todos os envolvidos. A atividade tem como público alvo os graduandos do curso, e está aberta para professores, alunos da pós-graduação e a toda a comunidade. Os debates suscitados ajudam a estimular a visão crítica e o processo de reflexão de todos os indivíduos neles inseridos. Por tratar de temáticas sempre variadas o projeto está sempre inovando-se, trazendo questionamentos e assuntos novos e abarcando, assim, um público mais amplo e diversificado. Com efeito, as palestras ressaltam a diversidade de temáticas possíveis de serem trabalhadas pelo historiador, além de proporcionar possibilidades de trabalhar com fontes de formas variadas. Neste sentido, permite-se aos graduandos o debate com especialistas das áreas nas quais pretendem empreender suas pesquisas. Portanto, por se tratar de um projeto voltado para a atividade de pesquisa destinado à construção de reflexões epistemológicas, as “Marcas de Clio” abarcam duas das bases as quais a bolsa Programa de Educação Tutorial está voltada: o ensino e a pesquisa. Os resultados obtidos com o projeto foram positivos, aproximando os bolsistas com os demais alunos da graduação, divulgando as atividades realizadas pelo grupo e mostrando-se vantajosa para todos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47873 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dcaraujo.pdf | 48,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.