Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Diego Cavalcanti-
dc.contributor.authorCerqueira, Lucas Vitoriano Lopes-
dc.contributor.authorFonteneles, Kalil Tavares-
dc.contributor.authorAlmeida, Felipe Barbosa de-
dc.contributor.authorRios, Kenia Sousa-
dc.date.accessioned2019-11-21T18:24:17Z-
dc.date.available2019-11-21T18:24:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAUJO, Diego Cavalcanti et al. Marcas de Clio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47873-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFontespt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleMarcas de Cliopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Projeto “Marcas de Clio” tem como o objetivo proporcionar palestras com professores e pesquisadores da área de história, como também de demais áreas. Nos encontros, são debatidas, junto a profissionais especializados, questões importantes relacionadas ao trato das fontes, fornecendo instrumental e reflexão sobre a importância das relações do historiador com a teoria, com a empiria e com os procedimentos metodológicos. Entendendo que a pesquisa é uma das áreas de atuação dos historiadores, corroboramos a importância destes debates para todos os envolvidos. A atividade tem como público alvo os graduandos do curso, e está aberta para professores, alunos da pós-graduação e a toda a comunidade. Os debates suscitados ajudam a estimular a visão crítica e o processo de reflexão de todos os indivíduos neles inseridos. Por tratar de temáticas sempre variadas o projeto está sempre inovando-se, trazendo questionamentos e assuntos novos e abarcando, assim, um público mais amplo e diversificado. Com efeito, as palestras ressaltam a diversidade de temáticas possíveis de serem trabalhadas pelo historiador, além de proporcionar possibilidades de trabalhar com fontes de formas variadas. Neste sentido, permite-se aos graduandos o debate com especialistas das áreas nas quais pretendem empreender suas pesquisas. Portanto, por se tratar de um projeto voltado para a atividade de pesquisa destinado à construção de reflexões epistemológicas, as “Marcas de Clio” abarcam duas das bases as quais a bolsa Programa de Educação Tutorial está voltada: o ensino e a pesquisa. Os resultados obtidos com o projeto foram positivos, aproximando os bolsistas com os demais alunos da graduação, divulgando as atividades realizadas pelo grupo e mostrando-se vantajosa para todos.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dcaraujo.pdf48,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.