Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Diego Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Lucas Vitoriano Lopes | - |
dc.contributor.author | Fonteneles, Kalil Tavares | - |
dc.contributor.author | Almeida, Felipe Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Rios, Kenia Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:24:17Z | - |
dc.date.available | 2019-11-21T18:24:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Diego Cavalcanti et al. Marcas de Clio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47873 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fontes | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.title | Marcas de Clio | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Projeto “Marcas de Clio” tem como o objetivo proporcionar palestras com professores e pesquisadores da área de história, como também de demais áreas. Nos encontros, são debatidas, junto a profissionais especializados, questões importantes relacionadas ao trato das fontes, fornecendo instrumental e reflexão sobre a importância das relações do historiador com a teoria, com a empiria e com os procedimentos metodológicos. Entendendo que a pesquisa é uma das áreas de atuação dos historiadores, corroboramos a importância destes debates para todos os envolvidos. A atividade tem como público alvo os graduandos do curso, e está aberta para professores, alunos da pós-graduação e a toda a comunidade. Os debates suscitados ajudam a estimular a visão crítica e o processo de reflexão de todos os indivíduos neles inseridos. Por tratar de temáticas sempre variadas o projeto está sempre inovando-se, trazendo questionamentos e assuntos novos e abarcando, assim, um público mais amplo e diversificado. Com efeito, as palestras ressaltam a diversidade de temáticas possíveis de serem trabalhadas pelo historiador, além de proporcionar possibilidades de trabalhar com fontes de formas variadas. Neste sentido, permite-se aos graduandos o debate com especialistas das áreas nas quais pretendem empreender suas pesquisas. Portanto, por se tratar de um projeto voltado para a atividade de pesquisa destinado à construção de reflexões epistemológicas, as “Marcas de Clio” abarcam duas das bases as quais a bolsa Programa de Educação Tutorial está voltada: o ensino e a pesquisa. Os resultados obtidos com o projeto foram positivos, aproximando os bolsistas com os demais alunos da graduação, divulgando as atividades realizadas pelo grupo e mostrando-se vantajosa para todos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dcaraujo.pdf | 48,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.