Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47770
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática |
Authors: | Lima, Ivoneide Pinheiro de Santos, Maria José Costa dos Borges Neto, Hermínio |
Keywords: | Matemática - Ensino;Didática;Magistério |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
Citation: | LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. Matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, ano n. 5, v. 6, p. 42-52, jan. 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A concepção que os indivíduos possuem sobre a Matemática, de que é difícil e só aprende quem é inteligente, tanto por parte de quem ensina como também de quem aprende, contribui para o crescimento dos problemas educacionais dessa disciplina. Pela nossa formação e vivência no magistério identificamos a fragilidade dos cursos de formação de professores que não conseguem assegurar uma boa qualidade na preparação do futuro professor de Matemática, justamente por se prenderem a uma metodologia centrada na transmissão do saber, com ênfase na oralidade e no uso de recursos didáticos referenciados por livros, muitas vezes de má qualidade. Por acreditar que a atitude do professor, em sala de aula, pode influenciar na aprendizagem dos alunos, discutiremos neste artigo os diferentes papéis dos profissionais que ensinam matemática, nesse caso, o matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo, no sentido de contrastar os interesses, os saberes e os significados atribuídos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, uma breve descrição dos aspectos históricos da formação desses profissionais no Brasil, com o intuito de compreender o modelo de ensino que existe hoje nas escolas e determinadas atitudes que os professores expressam em sala de aula. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47770 |
Appears in Collections: | LPM - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_iplima.pdf | 166,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.