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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ivoneide Pinheiro de-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-11-18T11:49:31Z-
dc.date.available2019-11-18T11:49:31Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. Matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, ano n. 5, v. 6, p. 42-52, jan. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47770-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherREMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Culturapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMagistériopt_BR
dc.titleMatemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA concepção que os indivíduos possuem sobre a Matemática, de que é difícil e só aprende quem é inteligente, tanto por parte de quem ensina como também de quem aprende, contribui para o crescimento dos problemas educacionais dessa disciplina. Pela nossa formação e vivência no magistério identificamos a fragilidade dos cursos de formação de professores que não conseguem assegurar uma boa qualidade na preparação do futuro professor de Matemática, justamente por se prenderem a uma metodologia centrada na transmissão do saber, com ênfase na oralidade e no uso de recursos didáticos referenciados por livros, muitas vezes de má qualidade. Por acreditar que a atitude do professor, em sala de aula, pode influenciar na aprendizagem dos alunos, discutiremos neste artigo os diferentes papéis dos profissionais que ensinam matemática, nesse caso, o matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo, no sentido de contrastar os interesses, os saberes e os significados atribuídos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, uma breve descrição dos aspectos históricos da formação desses profissionais no Brasil, com o intuito de compreender o modelo de ensino que existe hoje nas escolas e determinadas atitudes que os professores expressam em sala de aula. [...]pt_BR
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