Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47770
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Ivoneide Pinheiro de | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T11:49:31Z | - |
dc.date.available | 2019-11-18T11:49:31Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. Matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, ano n. 5, v. 6, p. 42-52, jan. 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47770 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Magistério | pt_BR |
dc.title | Matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A concepção que os indivíduos possuem sobre a Matemática, de que é difícil e só aprende quem é inteligente, tanto por parte de quem ensina como também de quem aprende, contribui para o crescimento dos problemas educacionais dessa disciplina. Pela nossa formação e vivência no magistério identificamos a fragilidade dos cursos de formação de professores que não conseguem assegurar uma boa qualidade na preparação do futuro professor de Matemática, justamente por se prenderem a uma metodologia centrada na transmissão do saber, com ênfase na oralidade e no uso de recursos didáticos referenciados por livros, muitas vezes de má qualidade. Por acreditar que a atitude do professor, em sala de aula, pode influenciar na aprendizagem dos alunos, discutiremos neste artigo os diferentes papéis dos profissionais que ensinam matemática, nesse caso, o matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo, no sentido de contrastar os interesses, os saberes e os significados atribuídos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, uma breve descrição dos aspectos históricos da formação desses profissionais no Brasil, com o intuito de compreender o modelo de ensino que existe hoje nas escolas e determinadas atitudes que os professores expressam em sala de aula. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LPM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_iplima.pdf | 166,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.