Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47765
Type: Artigo de Evento
Title: A Sequência Fedathi: concepções e princípios para uso no ensino de matemática
Authors: Santos, Maria José Costa dos
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Sequência Fedathi;Formação - Ensino;Aluno
Issue Date: 2013
Publisher: CIBEM
Citation: SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi: concepções e princípios para uso no ensino de matemática. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 16-20 set. 2013, Chile. Anais... Chile: CIBEM, 2013. p. 7633- 7637.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste trabalho é apresentar a Sequência Fedathi como uma metodologia de pesquisa e de ensino que se preocupa com o antes, o durante e o depois da sala de aula de matemática. As ações didáticas dos professores devem começar bem antes do seu acesso à sala de aula, e devem ser movidas por uma reflexão -ação – reflexão (planejamento-prática-avaliação) pautadas por significados e preocupações diagnósticas, pois o processo de ensinagem perpassa o ato de motivar, mover e refletir sobre. Dessa forma, a Sequência Fedathi busca minimizar os obstáculos epistemológicos e didáticos da ação docente por meio de uma prática com base em quatro fases: tomada de posição, maturação, solução e prova, em que o professor de matemática ensina cada vez menos e o aluno aprende cada vez mais, mobilizados pelas situações a-didáticas. Entende-se que a Sequência Fedathi tem como eixo central a postura do professor de matemática em sala de aula, visando sempre uma relação de aprender a aprender considerando o tripé: professor-conhecimento-aluno
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47765
ISSN: 2301-0797
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_mjcsantos.pdf196,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.