Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Lima, Ivoneide Pinheiro de | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T18:53:43Z | - |
dc.date.available | 2019-11-14T18:53:43Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi: concepções e princípios para uso no ensino de matemática. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 16-20 set. 2013, Chile. Anais... Chile: CIBEM, 2013. p. 7633- 7637. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2301-0797 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47765 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | CIBEM | pt_BR |
dc.subject | Sequência Fedathi | pt_BR |
dc.subject | Formação - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | A Sequência Fedathi: concepções e princípios para uso no ensino de matemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é apresentar a Sequência Fedathi como uma metodologia de pesquisa e de ensino que se preocupa com o antes, o durante e o depois da sala de aula de matemática. As ações didáticas dos professores devem começar bem antes do seu acesso à sala de aula, e devem ser movidas por uma reflexão -ação – reflexão (planejamento-prática-avaliação) pautadas por significados e preocupações diagnósticas, pois o processo de ensinagem perpassa o ato de motivar, mover e refletir sobre. Dessa forma, a Sequência Fedathi busca minimizar os obstáculos epistemológicos e didáticos da ação docente por meio de uma prática com base em quatro fases: tomada de posição, maturação, solução e prova, em que o professor de matemática ensina cada vez menos e o aluno aprende cada vez mais, mobilizados pelas situações a-didáticas. Entende-se que a Sequência Fedathi tem como eixo central a postura do professor de matemática em sala de aula, visando sempre uma relação de aprender a aprender considerando o tripé: professor-conhecimento-aluno | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_mjcsantos.pdf | 196,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.