Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47763
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A contribuição de Efrain Fischbein para a educação matemática e a formação do professor
Autor : Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Instituição;Raciocínio;Matemática - Professor
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Revista Conexões - Ciência e Tecnologia
Citación : ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. A contribuição de Efrain Fischbein para a educação matemática e a formação do professor. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 38-54, mar. 2011.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacamse alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47763
ISSN : 2176-0144
Aparece en las colecciones: LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_art_frvalves.pdf248,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.