Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737| Type: | Capítulo de Livro |
| Title: | Bandeira e a performance na fotografia |
| Authors: | Paula, Silas José de |
| Keywords: | Bandeira, Antonio, 1922-1967;Pintura moderna;Arte e fotografia;Arquivos de imagem |
| Issue Date: | 2012 |
| Publisher: | Edições UFC |
| Citation: | PAULA, Silas José de. Bandeira e a performance na fotografia. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 111-121. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Antônio Bandeira deixou um acervo de fotografias do qual é protagonista. Embora o seu trabalho artístico tenha uma importância inquestionável, o que nos interessa aqui é o personagem das fotos. A pergunta a ser feita não é apenas sobre o que essas imagens significam ou fazem, mas o que querem – o que alegam e como respondemos. Ao posarmos para uma foto, estamos respondendo à presença (implícita) do contemplador e assumindo a postura de um ‘eu’ imaginário diante de qualquer contemplação. É uma imagem que ‘apresenta a apresentação’, que realiza a performance do desejo de abrir mão de uma conexão estável e definitiva entre ela e seu referente e que revela a produção infindável da subjetividade. Para Foucault (2005), a nossa subjetividade e identidade estão intimamente ligadas e nada existe fora da linguagem e da representação, tudo é posto em jogo por estratégias discursivas e práticas representacionais. A tentativa do personagem é, quase sempre, de construir um pacto de leitura entre o “eu” imaginado e o contemplador.[...] |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737 |
| ISBN: | 978-85-7463-920-7 |
| Appears in Collections: | ICA - Capítulos de livro |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_capliv_sjpaula.pdf | 7,41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.