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Tipo: Dissertação
Título: Cartografia da informática educativa em Fortaleza: mapeando cenários, identificando saberes dos atores formadores e interpretando a trama da história
Autor(es): Reis, Roselene Maria de Vasconcelos
Orientador: Magalhães Junior, Antonio Germano
Palavras-chave: Tecnologia;Educação - Informática;Formação
Data do documento: 2005
Citação: REIS, Roselene Maria de Vasconcelos. Cartografia da informática educativa em Fortaleza: mapeando cenários, identificando saberes dos atores formadores e interpretando a trama da história. 2005. 276f. - Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Nossa pesquisa teve como objetivo identificar quem foram os atores formadores da Informática na Educação em Fortaleza na década de 1990 e “cartografar” a constituição dos espaços de saber/poder nesse campo. Nos referimos àqueles professores da Universidade Federal do Ceará que vivenciaram a implantação dos cursos de formação e iniciativas pioneiras na cidade. Fizemos um estudo historiográfico sobre a Informática na Educação, organizando a memória documental, descrevemos os principais programas nacionais, identificamos as abordagens para utilização das tecnologias na Educação, mapeamos as iniciativas em Fortaleza; para identificar a inserção/participação dos atores formadores. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva/interpretativa, que teve como categorias centrais, os saberes dos atores formadores e a relação de saber/poder, apoiados nos estudos de Tardif e Foucault. Utilizamos a análise documental e entrevistas exploratórias/semiestruturadas que foram analisadas por meio de alguns princípios da análise de discurso descritos por Orlandi e do auxílio do software qualitativo NUD*IST. Identificamos que a história da Informática na Educação em Fortaleza caracterizou-se por dois grandes períodos: a primeira fase, final dos anos 1980/início dos anos 1990, foi assinalada pela inserção de estudantes/bolsistas de graduação e professores iniciantes; a segunda fase, meados dos anos 1990, inaugurada a partir das ações do PROINFO, foi marcada pela inserção de professores universitários experientes em outras áreas do conhecimento, que agregaram-se a esse campo pela demanda do PROINFO. Em ambas, os atores formadores assemelhavam-se pelo: “conhecimento embrionário”; “gosto pela Informática ”; pela construção de seus saberes pedagógicos durante suas vivências; pelos discursos que os apoiavam e por não terem uma formação específica para atuar. Identificamos alguns elementos que reforçam as relações de saber/poder: o modelo de formação especializado; a universidade como locus de produção de conhecimentos; os centros de excelências como espaço de disseminação e as disputas pelo domínio na área.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47713
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