Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47713
Tipo: | Dissertação |
Título : | Cartografia da informática educativa em Fortaleza: mapeando cenários, identificando saberes dos atores formadores e interpretando a trama da história |
Autor : | Reis, Roselene Maria de Vasconcelos |
Tutor: | Magalhães Junior, Antonio Germano |
Palabras clave : | Tecnologia;Educação - Informática;Formação |
Fecha de publicación : | 2005 |
Citación : | REIS, Roselene Maria de Vasconcelos. Cartografia da informática educativa em Fortaleza: mapeando cenários, identificando saberes dos atores formadores e interpretando a trama da história. 2005. 276f. - Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2005. |
Resumen en portugués brasileño: | Nossa pesquisa teve como objetivo identificar quem foram os atores formadores da Informática na Educação em Fortaleza na década de 1990 e “cartografar” a constituição dos espaços de saber/poder nesse campo. Nos referimos àqueles professores da Universidade Federal do Ceará que vivenciaram a implantação dos cursos de formação e iniciativas pioneiras na cidade. Fizemos um estudo historiográfico sobre a Informática na Educação, organizando a memória documental, descrevemos os principais programas nacionais, identificamos as abordagens para utilização das tecnologias na Educação, mapeamos as iniciativas em Fortaleza; para identificar a inserção/participação dos atores formadores. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva/interpretativa, que teve como categorias centrais, os saberes dos atores formadores e a relação de saber/poder, apoiados nos estudos de Tardif e Foucault. Utilizamos a análise documental e entrevistas exploratórias/semiestruturadas que foram analisadas por meio de alguns princípios da análise de discurso descritos por Orlandi e do auxílio do software qualitativo NUD*IST. Identificamos que a história da Informática na Educação em Fortaleza caracterizou-se por dois grandes períodos: a primeira fase, final dos anos 1980/início dos anos 1990, foi assinalada pela inserção de estudantes/bolsistas de graduação e professores iniciantes; a segunda fase, meados dos anos 1990, inaugurada a partir das ações do PROINFO, foi marcada pela inserção de professores universitários experientes em outras áreas do conhecimento, que agregaram-se a esse campo pela demanda do PROINFO. Em ambas, os atores formadores assemelhavam-se pelo: “conhecimento embrionário”; “gosto pela Informática ”; pela construção de seus saberes pedagógicos durante suas vivências; pelos discursos que os apoiavam e por não terem uma formação específica para atuar. Identificamos alguns elementos que reforçam as relações de saber/poder: o modelo de formação especializado; a universidade como locus de produção de conhecimentos; os centros de excelências como espaço de disseminação e as disputas pelo domínio na área. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47713 |
Aparece en las colecciones: | LPM - Dissertações defendidas em outras instituições |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_dis_rmvrios.pdf | 851,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.