Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47648
Tipo: | Resumo |
Título : | A metodologia da aprendizagem cooperativa e a metodologia da sequência Fedathi no ensino de matemática |
Autor : | Rodrigues, Iliane Maria Pimenta Borges Neto, Hermínio Santos, Maria José Costa dos |
Palabras clave : | Aprendizagem cooperativa.;Ensino de matemática;Sequência fedathi |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | RODRIGUES, Iliane Maria Pimenta; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. A metodologia da aprendizagem cooperativa e a metodologia da sequência Fedathi no ensino de matemática. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de Matemática tem passado por mudanças significativas, entretanto tais mudanças ainda não foram suficientes para suprir as dificuldades de estudantes no aprendizado desta disciplina e as dificuldades encontradas por professores de Matemática para lograr êxito no exercício de seu ofício. Pensando sobre isto, o presente trabalho tem como objetivo de apresentar a Aprendizagem Cooperativa e Sequência Fedathi como metodologias que favorecem o trabalho do professor de Matemática, refletindo sobre a aliança de tais metodologias e como estas ajudam o professor a organizar suas aulas analisando o antes, o durante e o depois de sua vivência. Para tanto utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica iniciando por uma análise do percurso de inserção da Educação Matemática no Brasil, da Aprendizagem Cooperativa e seus elementos, da Sequência Fedathi, seus princípios e a relação percebida entre as duas metodologias com foco na postura do professor. As informações analisadas apoiam-se em autores como José Lopes, Helena Silva Santos e os estudos dos irmãos David e Rogers Johnson, fundamentando a Aprendizagem Cooperativa e, ainda, Hermínio Borges Neto, Maria José Costa dos Santos, dentre outros que estudaram e fundamentaram a Sequência Fedathi como uma proposta de ensino, bem como, nas observações e vivências das metodologias. Apoiada em tais análises, pretende-se verificar como a relação estabelecida por estas duas metodologias pode contribuir com a postura do professor de Matemática, alcançando os estudantes e buscando ajudá-los em suas dificuldades de aprendizado quando o este assume o papel de mediador, fomenta a curiosidade de seu aluno e o auxilia a aprender através da investigação, além de estimular no aluno atitudes cooperativas, habilidades sociais, interdependência positiva e responsabilidades individuais e grupais. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47648 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_improdrigues.pdf | 48,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.