Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Iliane Maria Pimenta-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2019-11-11T16:57:07Z-
dc.date.available2019-11-11T16:57:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Iliane Maria Pimenta; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. A metodologia da aprendizagem cooperativa e a metodologia da sequência Fedathi no ensino de matemática. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47648-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativa.pt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectSequência fedathipt_BR
dc.titleA metodologia da aprendizagem cooperativa e a metodologia da sequência Fedathi no ensino de matemáticapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de Matemática tem passado por mudanças significativas, entretanto tais mudanças ainda não foram suficientes para suprir as dificuldades de estudantes no aprendizado desta disciplina e as dificuldades encontradas por professores de Matemática para lograr êxito no exercício de seu ofício. Pensando sobre isto, o presente trabalho tem como objetivo de apresentar a Aprendizagem Cooperativa e Sequência Fedathi como metodologias que favorecem o trabalho do professor de Matemática, refletindo sobre a aliança de tais metodologias e como estas ajudam o professor a organizar suas aulas analisando o antes, o durante e o depois de sua vivência. Para tanto utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica iniciando por uma análise do percurso de inserção da Educação Matemática no Brasil, da Aprendizagem Cooperativa e seus elementos, da Sequência Fedathi, seus princípios e a relação percebida entre as duas metodologias com foco na postura do professor. As informações analisadas apoiam-se em autores como José Lopes, Helena Silva Santos e os estudos dos irmãos David e Rogers Johnson, fundamentando a Aprendizagem Cooperativa e, ainda, Hermínio Borges Neto, Maria José Costa dos Santos, dentre outros que estudaram e fundamentaram a Sequência Fedathi como uma proposta de ensino, bem como, nas observações e vivências das metodologias. Apoiada em tais análises, pretende-se verificar como a relação estabelecida por estas duas metodologias pode contribuir com a postura do professor de Matemática, alcançando os estudantes e buscando ajudá-los em suas dificuldades de aprendizado quando o este assume o papel de mediador, fomenta a curiosidade de seu aluno e o auxilia a aprender através da investigação, além de estimular no aluno atitudes cooperativas, habilidades sociais, interdependência positiva e responsabilidades individuais e grupais.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_improdrigues.pdf48,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.